Câmara fortalece atuação da Acorba
A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (31), por unanimidade, projeto de lei que torna de utilidade pública a Associação dos Corredores de Rua de Curitiba (Acorba). A proposta é do vereador Antônio Bueno, com o objetivo de dar oportunidade de lazer principalmente às comunidades carentes e incentivar o trabalho social já realizado pela entidade. A associação, que já existe há cerca de quatro anos, promove eventos esportivos, quando são arrecadados alimentos, roupas e brinquedos, distribuídos para instituições como o Pequeno Cotolengo e o Instituto Pró-Renal. A entidade já promoveu campanhas beneficentes ao Hospital Erasto Gaertner, Liga de Combate ao Câncer e Instituto Salesiano Dom Bosco, entre outros.
Para Antonio Bueno, que defendeu sua proposta na tribuna, o esporte é uma disputa sadia e, por isso, o incentivo é necessário. A opinião é compartilhada pelo vereador Mario Celso Cunha, que enfatizou o trabalho realizado pela associação. Além de desenvolver habilidades técnicas, favorecendo os praticantes da atividade, a associação serve de estímulo ao esporte e trabalha na prevenção às drogas, afirmou o parlamentar. O vereador André Passos foi outro vereador que destacou a iniciativa de Bueno, salientando que a corrida é um dos esportes mais democráticos e, certamente, a proposta fortalece relações com o Poder Público.
Para finalizar, Angelo Batista citou o episódio ocorrido domingo, último dia das Olimpíadas de Atenas, envolvendo o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, atacado por um torcedor. A associação pode ganhar qualificação para representar os esportistas desta modalidade em Curitiba e tomar medidas em casos como este, exemplificou.
No dia 05 de dezembro, a Acorba realizará a 3a Corrida de Rua do Combate ao Câncer, quando serão arrecadados brinquedos. O evento acontecerá no Colégio Estadual do Paraná.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba