Câmara firma convênio com TRE-PR e adere ao Parlamento Jovem
A Câmara de Curitiba aderiu ao programa Parlamento Jovem, coordenado pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e desenvolvido pela Escola Judiciária do Paraná. O convênio foi assinado nesta quarta-feira (8), pelo presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), e pelo presidente do TRE, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, em reunião na sala da presidência da Câmara.
Segundo o projeto, alunos de nove colégios estaduais poderão se filiar a partidos “de fantasia”, disputar convenções, ser candidatos e simular, no Legislativo, a votação de projetos. A ideia da criação desses partidos, sem conotação política, é debater temas de interesse da cidade e desenvolver nos estudantes a consciência sobre o processo político.
De acordo com o desembargador Adalberto Xisto Pereira, o convênio, que está sendo estabelecido em diversos municípios do Paraná, tem o objetivo de levar ao conhecimento dos jovens e à população em geral a representatividade do Poder Legislativo “e resgatar a importância do trabalho que os parlamentares executam e do papel do Poder Legislativo”.
Para Serginho do Posto, é importante que a sociedade entenda como acontece o processo político. “Vivemos uma democracia plena, porém o entendimento político passa pelo amadurecimento do jovem, em especial desses que provavelmente irão votar pela primeira vez no ano que vem”, disse. Para o presidente da Casa, conhecer o Legislativo ajuda a sociedade como um todo “em especial a classe jovem, para que ela conheça a atribuição do poder público e tenha um diálogo com o seu representante”, pontuou.
Nesta edição, o programa Parlamento Jovem será realizado com alunos da Escola Estadual Ernani Vidal e dos colégios estaduais Professor Narciso Mendes, Euzébio da Mota, Homero Baptista Barros, Francisco Azevedo Macedo, Júlia Wanderley, Senador Manoel Alencar Guimarães e dos colégios Bagozzi e Madalena Sofia.
Acompanharam a reunião que firmou o convênio os primeiro e segundo secretários da Câmara, vereadores Bruno Pessuti (PSD) Mauro Ignácio (PSB), respectivamente, além do diretor geral da Câmara, Nilton Cordoni.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba