Câmara faz homenagem póstuma a empresário

por Assessoria Comunicação publicado 23/10/2007 19h15, última modificação 18/06/2021 06h52
O empresário Alberto Abujamra, falecido em setembro do ano passado, recebeu, nesta terça-feira (23), homenagem póstuma da Câmara Municipal. Por proposição do ex-vereador Ney Leprevost (PP), atual deputado estadual, em co-autoria com o vereador Angelo Batista (PP), foi entregue o título de Cidadão Honorário de Curitiba destinado a Abujamra, recebido por sua esposa, Jacy Mauad Abujamra. A solenidade, na presidência da Casa, foi conduzida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), presidente, e contou com a presença dos cinco filhos do homenageado, além de outros familiares e amigos.
A grande contribuição de Abujamra, fundador do grupo hoteleiro Mabu, foi destacada por Leprevost e Derosso, para quem o empresário, natural da cidade de Zahle, no Líbano, veio para Curitiba não apenas com objetivos profissionais, “mas para fazer a vida e fincar raízes”, destacando sua história de pioneirismo.
A Rede Mabu de Hotéis & Resort, formada por oito estabelecimentos, gera, hoje, mais de 400 empregos diretos, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do turismo. Ney Leprevost salientou o espírito empreendedor de Abujamra, lembrando seus investimentos em diversas áreas desde que chegou à capital paranaense, em 1941, além do caráter e respeito ao próximo que pautavam sua ações e que foram herdados por sua família.
Jacy Abujamra agradeceu o título, que considera uma grande honra, afirmando que o marido certamente “estava feliz pelo reconhecimento por tudo que fez”.
Pioneiro
Em Curitiba, o empresário estudou e formou-se em Direito, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante cinco anos, trabalhou como delegado de terras, chegando a catalogar a tribo de índios caingangues em Serra Dourada, no interior do Estado. Inovador, trouxe a primeira máquina catadora de café eletrônica ao Estado, importada dos Estados Unidos. Na pecuária, também foi o pioneiro na importação de gado da raça Simental, da Alemanha para Umuarama.
Fundou vários restaurantes no centro de Curitiba, como o tradicional Tingui, onde introduziu a primeira pizza de massa fina da cidade e o primeiro “fast food”, sendo ainda precursor do frango assado no rolete, na Marechal Deodoro, onde grandes filas se formavam aos sábados e domingos. Fundou também a primeira indústria de massa caseira do Paraná, a Italmassa.
No ramo de hotelaria, iniciou seus investimentos em 1973, quando inaugurou o Mabu Hotel, o primeiro classificado pela Embratur na cidade. Em 1992, abriu seu segundo empreendimento no setor, o Mabu Parque Resort, na Cidade Industrial de Curitiba. Hoje, a rede também é formada pelo Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu; Mabu Golden Ingá Premiun Hotel, em Maringá; Mabu Collins Trade Suítes, em Porto Alegre; Mabu Pergamon Premiun Suítes, em Novo Hamburgo; Mabu Personal Royal Hotel, em Caxias do Sul, e Mabu Fazenda Dona Carolina, em Itatiba.