Sessão solene exalta os 50 anos do 27º Batalhão Logístico
A Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene para homenagear o cinquentenário do 27º Batalhão Logístico, com sede no bairro Bacacheri. (Foto: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma homenagem ao 27º Batalhão Logístico, também conhecido como Batalhão Sylvio Christo Miskow. A iniciativa foi do vereador Osias Moraes (Republicanos), vice-corregedor da Câmara e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o qual dirigiu a sessão solene. Também compuseram a mesa: o coronel de material bélico Douglas Francisco Raikoski Júnior, comandante do Batalhão Christo Miskow (27º B Log); o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD); o coronel de Cavalaria Carlos Edvaldo Torres Santos; o coronel de Cavalaria Elder Luis Saziloto, subcomandante do 27º B Log; o subtenente Silvio da Silva Gorski, adjunto de comando do 27º B Log; Oséias Teixeira, coordenador do UFP, Força Universal; e a tenente Maria Fernanda, dentista do 27º B Log.
Saudação oficial
O vereador Osias Moraes, proponente da homenagem, saudou os integrantes do 27º Batalhão Logístico: “Prestamos esta homenagem em razão do quinquagésimo aniversário do batalhão. A denominação Sylvio Christo Miskow foi adotada pela unidade militar no ano de 2016. Nossos votos de congratulações e aplausos ao 27º Batalhão, hoje representado por seu comandante, coronel Douglas Francisco Raicoski”, disse o vereador. A Missão do Batalhão, de acordo com o vereador, é a de proporcionar apoio logístico à Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército, à 5ª Divisão Militar e às suas unidades orgânicas, no apoio de 30 guarnições militares, incluindo três grandes comandos, 22 quartéis (batalhões, subunidades e pelotões), quatro Tiros de Guerra e uma grande unidade, todos situados nos estados do Paraná e de Santa Catarina.
De acordo com o parlamentar, cabe ao Batalhão a execução do suprimento de peças de reposição da classe II (material de intendência); classe III (lubrificantes), classe IV (armamentos); classe VI (material de engenharia e rede de camuflagem); classe IX (material de motomecanização); entre outras classes. A manutenção dos itens descritos é realizada em suas oficinas, além da responsabilidade relativa à evacuação e ao socorro das viaturas nas organizações militares apoiadas. “A esta tropa aguerrida nossos votos de aplausos e congratulações pelo seu quinquagésimo aniversário”, declarou Moraes.
Agradecimento
Para o Coronel Douglas Francisco Raicoski, atual comandante do 27º B Log, esta homenagem representa um momento histórico na existência do batalhão. “Receber o reconhecimento desta Casa de Leis, numa homenagem singular, nos deixa honrados”, declarou o comandante. No seu entendimento, a história do batalhão está intrinsecamente ligada à história de Curitiba. “O embrião do nosso batalhão era o 5º Batalhão de Recuperação, em 1945, e, cinco anos depois, este pelotão evoluiu para a 5ª Companhia de Manutenção Leve. Ambas estiveram em atividade nas antigas instalações da 5ª Região Militar, localizada na praça Rui Barbosa, transferindo-se posteriormente para a 5ª Região do Pinheirinho”, relatou o coronel Douglas.
Ele esclareceu que, no início da década de 70, em virtude da evolução do material bélico, o Exército brasileiro resolveu criar diversos batalhões logísticos espalhados pelas cinco regiões do território nacional. “O 27º B Log foi criado em 1972 e, no ano seguinte, foi transferido para sua atual localização, no bairro do Bacacheri”. O coronel destacou as funções exercidas pelo batalhão: manutenção, salvação, suprimento, saúde e transporte, voltadas ao apoio de 28 unidades militares. “Nosso efetivo atual é de 324 homens e mulheres, todos abnegados, que trabalham diuturnamente no sentido de servir à pátria”, disse Douglas.
Ele também acredita existir uma parceria exitosa entre o 27º B Log e a sociedade curitibana. “Isso se traduz em atividades promovidas pelo batalhão em prol da comunidade, como, por exemplo, na participação ativa da vacinação contra a covid-19; no combate à crise hídrica que grassou pela cidade há dois anos, com a instalação de caixas-d’água em casas da periferia; em campanhas anuais de doação de sangue e arrecadação de agasalhos e brinquedos para as comunidades carentes de Curitiba”, listou o coronel, que concluiu agradecendo novamente a deferência e a consideração materializadas no reconhecimento promovido pela Câmara Municipal de Curitiba.
A sessão foi encerrada com uma oração proferida por Oséias Teixeira, pastor evangélico com atuação religiosa junto às forças policiais do estado. Ele acredita que precisamos da fé para enfrentar nossas dificuldades e rezou em prol de todos os que passaram e, em algum momento, passarão pelas fileiras do 27º B Log, a serviço da nação. A solenidade teve também a participação da banda de música da 5ª Região Militar.
Homenageados
Receberam votos de congratulações e aplausos os seguintes militares integrantes do 27º B Log: coronel Carlos Edvaldo Torres, representando todos os comandantes que já passaram pelo 27º B Log (ele esteve à frente do batalhão entre 2015 e 2017); coronel de Cavalaria Elder Luis Saziloto, subcomandante do 27º B Log; segundo-sargento Gilberto dos Santos, atuante no Batalhão há mais de 30 anos; cabo Paulo Sérgio Borato, representando os cabos e soldados do 27º B Log; e coronel Douglas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba