Câmara está preocupada com saúde renal da população

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2006 18h05, última modificação 08/06/2021 09h56
Nesta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Curitiba recebeu o presidente da Fundação Pró-Renal, Dr. Miguel Riella, que discorreu sobre o Dia Mundial do Rim e a realização de campanhas para a prevenção de doenças renais. O convidado ocupou o horário da Tribuna Livre, no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Ney Leprevost (PP).
Na saudação, o vereador Ney Leprevost comentou sobre o trabalho conceituado de Riella, que é um dos nefrologistas mais eminentes no país. “Por sua dedicação, Miguel Riella foi homenageado diversas vezes nesta Casa, recebendo o título de Cidadão Honorário de Curitiba no ano passado”, lembrou ele.
Pela primeira vez na história médica, o Dia Mundial do Rim é comemorado  na segunda quinta-feira de março, a começar por este ano. De acordo com Riella, “10% da população do país tem doença crônica dos rins, e como é silenciosa, só descobre tardiamente”, explicou ele, comentando que o Dia Mundial do Rim é apenas um incentivo para que sejam colocadas em prática, campanhas de prevenção e estimulados os exames de creatinina, responsável pela descoberta de possíveis doenças renais. Segundo Riella, a creatinina é uma substância que circula pelo sangue e serve como marcador para o funcionamento dos rins.
“A preocupação com o mau funcionamento dos rins não está em apenas ter que fazer hemodiálise no futuro, mas também no risco cardiovascular, em que muitas pessoas morrem sem nem chegar a fazer hemodiálise”, explicou o nefrologista.
Pró-Renal
A Fundação Pró-Renal atua no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e mantém 22 consultórios médicos para consultas gratuitas, além de fazer programas na prevenção, palestras, materiais, promoções e feiras de saúde e ter realizado mais de 11 mil exames somente em Curitiba. Riella acrescentou que a Fundação gostaria de obter um ônibus para percorrer os bairros de Curitiba em seus atendimentos às pessoas carentes. “Só prevenindo é que evitamos as complicações. O que queremos é ampliar as ações para melhor atender quem necessite. Somos uma ong, e nossa ajuda provém de doações da comunidade feitas por telefone”, explicou ele.
Dia Mundial
O Dia Mundial do Rim, que teve início este ano, aconteceu no dia 9 de março. A iniciativa da data partiu da Sociedade Internacional de Nefrologia e pela Federação Internacional de Fundações do Rim. A intenção é impedir o avanço de doenças renais graves com exame simples de creatinina, ainda desconhecido pela maioria da população, e lutar contra a desinformação sobre doenças promovendo campanhas de prevenção.
A campanha “Creatinina, você sabe como está a sua? ” marcou o lançamento da data, e possui out-doors espalhados pelas cidades, com artistas que cederam suas imagens pela campanha.
Congratulações
Diversos vereadores enalteceram o trabalho de Riella. O segundo secretário da Casa, vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), destacou que acompanha o trabalho e participa de eventos da fundação. “Junta-se a prevenção da doença a um trabalho social muito bonito”, disse ele. O vereador Paulo Salamuni (PV) ressaltou o mérito do esclarecimento à população ao encontro de situações dos problemas futuros que a fundação se destina.
O presidente da Comissão de Saúde, Bem Estar e Meio Ambiente, vereador Angelo Batista (PP), comentou sobre a importância de se trabalhar em prol da saúde das pessoas, e desejou que o programa da fundação cresça cada vez mais. A vereadora Professora Josete (PT) também elogiou o trabalho de Riella e da Fundação Pró-Renal, e disse: “Precisamos de pessoas com este tipo de trabalho na comunidade porque a demanda ainda é muito grande”.
Os vereadores Tito Zeglin (PDT), Nely Almeida (PSDB) e Mario Celso Cunha (PSDB) também teceram elogios ao trabalho. “É extremamente valioso que a população tenha consciência na prevenção à doença renal, como pode ser desencadeada. Parabenizo, também, a fiscalização da fundação aos equipamentos e ao trabalho realizado com os pacientes”, finalizou o líder do prefeito.
Miguel Riella demonstrou gratificação por ter seu trabalho reconhecido pela Câmara de Curitiba e comentou sobre a falta de condições do Sistema Único de Saúde, em que a Fundação Pró-Renal pretende contribuir para o melhor atendimento.