Câmara entregará título a advogado

por Assessoria Comunicação publicado 22/11/2005 16h55, última modificação 07/06/2021 09h48
A Câmara de Curitiba aprovou, nesta terça-feira (22), projeto de lei do vereador Valdenir Dias (PMDB), que concede o título de Cidadão Honorário a Walter Borges Carneiro.
O homenageado nasceu em Curiúva, Paraná em 27 de novembro de 1946. Filho de Emanoel Carneiro e Laura Borges Carneiro é casado com Marisa Fastuch Carneiro e tem três filhos. Foi funcionário do Tribunal de Justiça do Paraná, onde exerceu diversos cargos e funções de confiança como chefe da Divisão de Processo Crime do Tribunal de Alçada, e secretário da Câmara Criminal do  mesmo órgão.
Inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Paraná, como estagiário, em setembro de 1972 e, três anos mais tarde, obteve sua inscrição definitiva no órgão. Ao longo de sua carreira, atuou em diversas áreas da advocacia,  como criminal, cível e administrativa, e ministrou aulas de Direito Processual na Faculdade de Direito de Curitiba.
Magistratura
Como magistrado, foi juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral, juiz do Tribunal de Alçada e desembargador do Tribunal de Justiça, onde exerceu as funções até fevereiro de 1996, quando aposentou-se voluntariamente para retornar à advocacia.
Participou de inúmeras conferências, congressos realizados em todo o País e elaborou diversos trabalhos jurídicos, entre eles "Privilégios fazendários - distorções do sentido da lei"; "O controle externo da Magistratura" e "As garantias da magistratura".
Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil- seção do Paraná, nos biênios de 87/88 e 89/90. É membro efetivo do Instituto dos Advogados do Paraná.
"Trata-se de uma pessoa a quem tenho admiração especial, dona de um currículo invejável", disse Dias ao justificar sua proposta. Em aparte,  o vereador Paulo Salamuni (PV) destacou a brilhante trajetória do homenageado como advogado e desembargador. "Tenho o maior prazer em participar dessa honraria", completou.
Já o vereador Angelo Batista (PP) comentou a contribuição dada pelo advogado para que a Faculdade de Direito de Curitiba esteja entre as grandes instituições de ensino do setor. "É um homem sábio e que deu grande contribuição para o Judiciário paranaense", finalizou  o vereador Custódio da Silva (PRTB).