Câmara entrega títulos de Cidadania Honorária e Vulto Emérito
O Palácio Rio Branco sedia, entre hoje (27) e quinta-feira (30), às 20 h, sessões solenes para a entrega de títulos honoríficos de Cidadania Honorária e de Vulto Emérito de Curitiba, aprovados pelo plenário e instituídos por leis municipais. Depois disso, a Câmara só retoma as cerimônias em alusão a prêmios após as eleições dos vereadores da próxima legislatura e do prefeito da cidade.
Nesta noite, o Legislativo entrega a Cidadania Honorária ao economista e professor universitário Hugo Eduardo Meza Pinto, instituída pela lei municipal 14.869/2016, de iniciativa do vereador Tico Kuzma (Pros). Diretor-geral das Faculdades Integradas Santa Cruz, o homenageado nasceu no Peru e se naturalizou brasileiro (leia mais).
Na sessão solene de terça-feira (28), o reverendo Juarez Marcondes Filho se tornará Vulto Emérito da capital, título concedido a curitibanos tenham contribuído para o crescimento e desenvolvimento da cidade. A indicação foi do vereador Jorge Bernardi (Rede), por sua dedicação aos estudos religiosos, e resultou na lei municipal 14.819/2016.
A cerimônia desta quarta-feira (29) será para a entrega da Cidadania Honorária à desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, também proposta por Bernardi, autor da lei municipal 14.804/2016. Nascida em Imbituva (PR), a homenageada formou-se em Direito pela UFPR e ingressou na magistratura em 1982. Foi presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) entre 2011 e 2013 (leia mais).
Por fim, nesta quinta, o alemão naturalizado brasileiro Edgar Otto Hauber se tornará cidadão honorário de Curitiba, por indicação do vereador Paulo Salamuni (PV), autor da lei municipal 14.078/2012.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba