Câmara entrega prêmios de Saúde e João Paulo II

por Assessoria Comunicação publicado 07/06/2013 11h35, última modificação 16/09/2021 09h30

Na noite desta quinta-feira (6), a Câmara de Curitiba promoveu a entrega dos prêmios “Mérito de Saúde” e “Papa João Paulo II”. O primeiro é voltado aos profissionais liberais ou empresas que atuam de maneira direta com a saúde pública. O segundo é destinado às personalidades que se destacaram em atividades de apoio às causas defendidas pela Igreja Católica Apostólica Romana. A sessão solene foi presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT) e também contou com as presenças dos vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Julieta Reis (DEM).

A vereadora Julieta Reis saudou os homenageados e destacou que, embora sejam premiações distintas, ambas são entregues para pessoas que se dedicam ao engrandecimento humano, seja no plano da cura, seja no plano do amparo espiritual. “O artigo 196 da Constituição da República prevê as políticas e ações sociais em prol da saúde que podem ser adotadas no Brasil. Os profissionais da área são cada vez mais cobrados e exigidos, o que é natural para uma atividade que envolve a solução de tensões que se entrecruzam. A premiação visa reconhecer os esforços e a responsabilidade envolvidas nas atividades diárias dos profissionais de saúde”, disse a vereadora. Julieta Reis também traçou brevemente a trajetória do ex-papa João Paulo II.

“Em um mundo dominado pelo triunfalismo ideológico, João Paulo II teve a humildade de pedir perdão por equívocos do passado como a perseguição aos judeus, ele que era polonês e que também sofreu as consequências da invasão nazista ao seu país”, lembrou a vereadora. Segundo Julieta Reis, “João Paulo II era carismático, culto e teve uma atuação marcante no estímulo ao sincretismo religioso, celebrando cerimônias ao lado de líderes religiosos de outras correntes teológicas. Mesmo após sofrer um atentado, não se furtou ás exigências de sua função”. “Certamente João Paulo II será uma referência de humildade para o povo e também um exemplo de liderança para todos os papas que ainda virão”, concluiu a parlamentar.

Após a entrega dos prêmios, a doutora Claudiane Lígia Minari (Hospital Erasto Gaertner) agradeceu em nome dos homenageados. A médica lembrou que “profissionais de saúde e religiosos possuem uma característica comum: a perseverança. No caso dos profissionais de Saúde, há que se ter coragem e determinação para enfrentar as limitações e entraves comuns à precarização do sistema de saúde. Tais obstáculos não devem constituir desculpa para um serviço ineficaz ou moroso”. “O reconhecimento é um grande alento e estímulo, ainda mais agora que a população tem maior clareza quanto a seus direitos. Obter reconhecimento numa época em que todo dia sua competência é colocada à prova é enaltecedor”, disse Claudiane Minari.

Em seguida, o padre André Marmilicz também proferiu algumas palavras de agradecimento e de exaltação à vida. Ele intitulou sua preleção como “1.000 razões para viver”. “Nenhum ser humano pode ser feliz sozinho. A felicidade só se realiza quando compartilhada. Somente o presente está em nossas mãos, portanto faça para os outros o bem que almeja para si”, destacou]. Para o sacerdote, o “segredo do bem viver” está em poder fazer outro alguém também feliz.

Os presentes assistiram um mini documentário com o registro da visita do Papa João Paulo II a Curitiba – a capital brasileira com o maior número de imigrantes poloneses. O vereador Tito Zeglin destacou que a existência desse vídeo se deve aos esforços do senhor Antônio Domakoski.
   
Mérito Saúde

O Prêmio Mérito de Saúde – 2013 foi recebido pelos seguintes profissionais: Eloide de Scherer Perrout, indicada ao prêmio pelo ex-vereador João Cordeiro (o “João do Suco”). Auxiliar de enfermagem da prefeitura desde 1985, trabalhou por 22 anos das Unidades de Saúde Atuba e Bairro Alto. Atua no Programa do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde no Programa Comunidade Escola.

 Gilvani Azor de Oliveira e Cruz, cujo nome foi lembrado pela vereadora Noemia Rocha (PMDB). Médico cirurgião, atua na área de cirurgia plástica reparadora, cirurgia crânio-maxilo-facial e cirurgia da cabeça e do pescoço. Foi professor e coordenador do urso de especialização em cirurgia plástica e reparadora do Hospital das Clínicas e chefe de cirurgia e traumatologia do Hospital Cajuru.

Claudiane Lígia Minari foi homenageada pelo vereador Felipe Braga Côrtes. Com especialização em cirurgia oncológica, em 2006 conluiu o curso de MBA em Gestão de Serviço de Saúde. Com mais de 20 anos de medicina, atualmente é coordenadora Geral da Liga Paranaense de Combate ao Câncer e atua como superintendente do Hospital Erasto Gaertner.

Prêmio João Paulo

Os agraciados com o Prêmio João Paulo II foram: Padre Alexsander Cordeiro Lopes, cuja indicação foi de autoria do ex-vereador João do Suco. Vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo em Rio Branco do sul,o padre também coordena os trabalhos de preparação de Semana Missionária da Jornada Mundial da Juventude.

Padre André Marmilicz, homenageado pela vereadora Julieta Reis. Com 25 anos de sacerdócio, o padre Marmilicz é diretor e professor da faculdade Vicentina em Curitiba, além de ser pároco da Igreja de Nossa senhora das Dores, em Araucária.

O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus – Província do Paraná, neste ato representado pela Irmã Maria de Lourdes Castanha, lembrado para o prêmio pelo vereador Tito Zeglin. Fundada em 1894 na vidade italiana de Viareggio, o Instituto veio para o Brasil em 1900. Mantenedora da Rede de Educação Sagrado, tem como missão oferecer educação acadêmica e cristã e realiza projetos nas áreas de saúde e ação social.

Também o padre Fabiano Dias Pinto, agraciado pelo vereador Felipe Braga Côrtes. Reitor do Seminário Arquidiocesano São José, possui especialização em Direito Canônico. Coordenador do Clero Diocesano desde 2012, atua também como juiz no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Curitiba e como Secretário da Associação dos Reitores e formadores de Seminário.

Sessão solene

Compuseram a mesa o 1º vice-presidente da Câmara, vereador Tito Zeglin, o presidente do PSDB na Casa, vereador Felipe Braga Côrtes e a vereadora Julieta Reis. Além destas autoridades, também participaram da mesa o arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto; o diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana da Secretaria de Estado da Saúde, José Carlos Silva de Abreu, neste ato representando o governador Beto Richa; o ex-vereador José Gorski, representando o prefeito Gustavo Fruet. Também estavam presentes Mário Luiz Bosso, gerente de relações públicas do Hospital Erasto Gaertner, e Cristiano Gonzaga Natal, representando a deputada federal Rosane Ferreira.