Câmara entrega prêmios Cidade de Curitiba e Cultura e Divulgação
A Câmara Municipal de Curitiba promoveu, na noite desta segunda-feira (30), uma sessão solene para a entrega dos prêmios "Cidade de Curitiba" e "Cultura e Divulgação". O presidente da casa, Ailton Araújo, fez a abertura oficial da cerimônia marcada em homenagem ao aniversário de Curitiba, comemorado no domingo (29).
O vereador Pedro Paulo (PT), primeiro-secretário da casa, saudou os homenageados. “Vocês representam neste momento o que há de mais genuíno em nossa cidade: o protagonismo de uma gente que pelo seu trabalho e dedicação, pela sua liderança, luta e resistência, fez surgir uma cidade, um povo”, disse ele. Para o parlamentar, “a cidade está em permanente construção. Curitiba (Coré-Etuba, de muito pinhão) completa 322 anos e nós, viventes desta terra, somos os herdeiros da história construída pelos nossos antepassados”.
O vereador também destacou os esforços do prefeito Gustavo Fruet e da vice, Mirian Gonçalves assim como dos vereadores da Câmara Municipal. “A Casa tem as suas portas abertas à participação das pessoas e procura manter uma interação e sintonia fina com o povo desta cidade”, afirmou Pedro Paulo, durante discurso da tribuna.
Em nome dos homenageados, falou o Pastor Paschoal Piragine, que lembrou a origem das cidades ainda com os povos nômades. “Estes primeiros estabelecimentos urbanos tinham três grandes objetivos: celebração do sagrado, busca de proteção e busca de prosperidade. Naturalmente, isso exigiu uma organização social mais elaborada com normas, leis e agentes da justiça. Não foi diferente com a nossa Curitiba”, disse ele.
”A cidade são as pessoas que fazem seu aquele lugar. A cidade acontece quando lugar e gente se misturam e o chão deixa de ser somente um pedaço de terra”, concluiu o pastor ao agradecer à Câmara pelas honrarias entregues.
Estiveram presentes na cerimônia os vereadores Felipe Braga Côrtes, Professor Galdino e Serginho do Posto (do PSDB), Dona Lourdes e Mauro Ignacio (do PSB), Jorge Bernardi e Tito Zeglin (do PDT), Geovane Fernandes (PTB), Helio Wirbiski (PPS), Julieta Reis (DEM), Paulo Salamuni (PV), Sabino Picolo (DEM) e Toninho da Farmácia (PP).
Também presentes estavam as seguintes autoridades: o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Clayton de Albuquerque Maranhão, o presidente do Conselho estadual de Educação do Paraná Oscar Alves, o secretário do Diretório Regional da Liga da Defesa Nacional Joel Lobo, Maurício Figueiredo Lima Neto representando o Administrador da Regional, o Major do Corpo de Bombeiros do Paraná Fernando Figueira, o prefeito de Mafra (SC) Roberto Agenor Scholze e o presidente da Companhia de Habitação popular de Curitiba Ubiraci Rodrigues.
Prêmio Cidade de Curitiba
Os homenageados com o prêmio Cidade de Curitiba foram:
1) Abelardo Elias da Silva, indicado pelo vereador Mauro Ignacio (PSB).
Médico ginecologista e obstetra, atuou por dez anos como responsável pela enfermaria de Obstetrícia do Hospital Evangélico. Sócio fundador do Hospital e Maternidade Santa Brígida, coordena desde 2006 o Setor de Ouvidoria daquela instituição, buscando opiniões e a satisfação de pacientes, enfermeiros e médicos.
2) Arildo Aparecido Turci, indicado pelo vereador Toninho da Farmácia (PP).
Empresário, de origem humilde, iniciou suas atividades profissionais como vigilante e entregador de pizzas. Com sua esposa, fundou e administra a empresa Suellen Modas com muito trabalho e dedicação. Atualmente, conta com seis lojas distribuídas na região do Tatuquara e Campo do Santana.
3) Benedito Izidoro Diniz, indicado pelo vereador Serginho do Posto (PSDB).
Ator, diretor, cenógrafo e produtor cultural, atua desde o início da década de 80 na cena cultural de Curitiba. Possui formação em Educação Artística, Dança, Teatro e Artes Cênicas. Com inúmeras peças teatrais de destaque, em 2014, completou 35 anos de carreira com a peça “Os Dois Amores de Colombina”.
4) Ivo Marcelo Gavlak indicado por Geovane Fernandes (PTB).
Empresário, iniciou suas atividades em 1999 com uma loja do ramo de confecções e calçados. Com a decisão de adquirir um imóvel próprio e ampliar seus negócios, em 2005, após diversos estudos, mudou de ramo e abriu a empresa Stefany Móveis Planejados. Utilizando-se da qualidade e da tecnologia da Simonetto, procura criar uma linha de móveis funcionais que se ajustem às necessidades de sua clientela.
5) Joaquim José da Silva indicado por Sabino Picolo (DEM).
Cabeleireiro, atuou no Salão Lady & Lord, possuiu salão próprio e atualmente trabalha na rede de salões Expert, no Barigui. Com 50 anos de carreira, ministrou aulas no Senac em São Paulo e trabalhou em Buenos Aires na Argentina e em Milão na Itália.
6) Jorge Dib Abage, indicado pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB).
Empresário, em 1962 assumiu com seus irmãos a direção da Empresa Irmãos Abage & Cia Ltda, especializada em revenda de Materiais Elétricos, Hidráulicos e de Iluminação. Em 1986, fundou a fábrica de cabos elétricos Conduspar Condutores Elétricos Ltda, em São José dos Pinhais. As empresas geram mais de 500 empregos e contribuem para o desenvolvimento do estado do Paraná.
7) José Susla, indicado pelo vereador Pedro Paulo (PT).
Dedicado à comunidade, implantou, com o auxílio de empresas parceiras, o Programa Câmbio Verde que consiste na troca de lixo por alimentos. Preside a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Alto, é integrante do Conselho Comunitário de Segurança e do Núcleo Comunitário de Defesa Civil do Bairro Alto.
8) Mário Maranhão, indicado por Jorge Bernardi (PDT).
Médico Cardiologista, figura no site “The Best of the World” como cardiologista “Top 10” entre profissionais de renome internacionais. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Federação Mundial de Cardiologia. É professor da Universidade Federal do Paraná e da Faculdade Evangélica. Atua em pesquisas e ministra palestra em conferências e eventos internacionais.
9) Pastor Paschoal Piragine Júnior, indicado pelo vereador Ailton Araujo (PSC).
Formado em Teologia, iniciou seu ministério em 1980 como pastor da Igreja Batista Água Branca em São Paulo. Desde 1988 atua como pastor da 1ª Igreja Batista de Curitiba. Ano passado, presidiu o Projeto AME – BRASIL 2014, movimento evangélico que tinha como objetivo a compaixão, o evangelismo e a união através de ações culturais, de lazer, esportivas e de combate ao uso de drogas e à violência.
10) Pedro Pitarch Forcadell, indicado por Helio Wirbiski (PPS).
Empresário, dedicado às ações sociais, colaborou com a criação e foi presidente da Casa do Peregrino – Centro POP João Dorvalino Borba. Atua na reinserção social dos moradores de rua, fornecendo alimentação e auxiliando no encaminhamento aos estudos, mercado de trabalho, casas de recuperação e retorno para a família.
11) Samuel Ferrari lago, indicado por Julieta Reis (DEM).
Formado em Administração de Empresas trabalhou por 25 anos como exec utivo do Grupo Positivo, onde atualmente faz parte do Conselho de Administração. Na área de cultura, desenvolveu o Projeto de Restauração do Acervo Jornalista Aramis Millarch e foi produtor da “Exposição João Turin – Vida, Obra e Arte” e do Documentário “A Pietá de João Turin”.
12) Valdir Machado de Azevedo, indicado pelo vereador Tito Zeglin (PDT).
Associado do Centro de Tradições Gaúchas 20 de Setembro, faz parte do Conselho de Agregados Vitalícios, onde destaca-se por sua dedicação na propagação da cultura e da tradição gaúcha. Além das atividades de fiscalização do próprio centro, participa das atividades culturais e de administração.
13) Freira Lourdes Margarida Thomé (in memoriam), indicada pelo vereador Paulo Rink (PPS).
Farmacêutica de formação com pós-graduação em Administração Hospitalar, era integrante da Congregação das Filhas da Caridade São Vicente de Paulo e atuava como presidente do Conselho Administrativo do Hospital Nossa Senhora das Graças. Durante décadas exerceu o cargo de diretora superintendente daquela instituição, onde fundou a Farmácia Magistral.
Ausentes, mas também homenageados com o prêmio “Cidade de Curitiba” foram:
14) Edson França Bueno, indicado pela vereadora Dona Lourdes (PSB).
Ator, diretor, autor de teatro e roteirista de cinema, com 32 anos de carreira, escreveu mais de 40 peças teatrais. Em 1982, fundou o Grupo Delírio Companhia de Teatro, com o qual viaja por todo o país, apresentando peças e espetáculos originais. Foi premiado por duas vezes no Festival de Gramado com o Troféu Kikito de Melhor Roteiro.
15) Paulo Roberto Oliveira, indicado por Cristiano Santos (PV).
Apresentador do Programa Momento Espírita há mais de 20 anos, há 42 anos atua no Grupo das emissoras Difusora 590 AM, Rádio Caiobá FM e Rádio Ouro Verde FM. O locutor, hoje responsável pela dinâmica da rádio Ouro Verde, em 1984 atuou na filtragem dos discos que iriam ou não tocar na emissora que conta com um acervo de mais de 30 mil LPs, além do acervo digital.
Prêmio Cultura e Divulgação
Foram homenageadas as seguintes pessoas com o prêmio Cultura e Divulgação:
1) Abel Domingues Souza, indicado por Serginho do Posto (PSDB).
Em 2005 iniciou o projeto cultural “Companhia Cabeça de Coco” que une teatro, reciclagem e uma bicicleta. Com o teatro itinerante de bonecos, diverte e leva cultura àqueles que não têm acesso às salas de cinema, teatros e museus. Em comunidades carentes, realiza oficinas de teatro e ensina a confecção de bonecos com materiais recicláveis.
2) Cleto de Assis, indicado por Jorge Bernardi (PDT).
Professor, artista plástico, editor de livros, ligado profissionalmente às artes e à comunicação social, teve intenso trabalho na área educacional, notadamente no Ministério da Educação, onde exerceu diversas funções. Atualmente é Diretor da Editora Bruma Ltda e Secretário geral do Conselho Estadual de Educação do Paraná.
3) Dupla Alysom e Gustavo, indicada pelo vereador Toninho da Farmácia (PP).
A dupla iniciou sua carreira em 2008, e desde então, vêm conquistando fãs em todo o país com suas músicas sertanejas. Além de participarem de grandes eventos nacionais, a dupla apresenta um programa de TV transmitido em rede nacional pela TV Educativa do Paraná, onde recebem outros artistas e levam ao ar grandes sucessos da música sertaneja.
4) Eliseu Tisato, indicado por Bruno Pessuti (PSC).
Formado em Jornalismo, pós-graduado em comunicação empresarial e assessoria de imprensa, atua como editor do Portal de Notícias “icnews” e como diretor de redação do Jornal Indústria e Comércio. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se a elaboração de estratégias de mercado, criações de arte e desenvolvimento para web.
5) Liliane Machado, indicada por Geovane Fernandes (PTB).
Atriz, dubladora, educadora de teatro, atua desde 1993 como professora de artes na rede municipal de ensino. Atua como diretora do Grupo de Teatro Amor em Cena, do Grupo de Teatro Copé no Palco e da Companhia de Teatro Infantil Lia Machado. Atuou em diversas peças teatrais para o Festival de Teatro de Curitiba.
6) Luiz Arthur Klas Gineste da Conceição, indicado por Tito Zeglin (PDT).
Cientista político possui formação em Sociologia, Direito e Gestão Social. No Timor-Leste atuou em Políticas Públicas para a Juventude e organizou o Movimento de Escoteiro do País. Jornalista, consultor da área de comunicação, atuou como repórter da editoria política do Jornal Correio Paranaense e atualmente leciona sociologia na rede estadual de ensino.
7) Naideron Quincozes Júnior,indicado pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB).
Fotógrafo, especialista em reportagem fotográfica, documentários e eventos em geral, com carreira reconhecida e publicações de destaque em todo o país, completou 12 anos de carreira. Como freelancer faz cobertura de diversos eventos para diferentes agências e empresas. Praticante de Stand Up Padlle, é um grande divulgador do esporte.
8) Neiva Camargo da Silva Iovanovitchi, indicado pela vereadora Dona Lourdes (PSB).
Oriunda de família tradicional do “Circo Teatro”, ainda muito jovem atuava nos palcos do Teatro Pavilhão. Diretora, atriz, produtora e escritora, têm em seu currículo grandes espetáculos, tais como “Lua de Mel a Três” e “Além da Lenda”. Recebeu o Troféu Gralha Azul, por três vezes e outras seis indicações em categorias, como: melhor atriz e direção.
9) Paulo Davi da Silva, indicado por Ailton Araújo (PSC).
Durante 20 anos atuou como produtor musical, arranjador e músico. Em 2000 iniciou o exercício ministerial na 1ª Igreja Batista de Curitiba, onde em 2006 assumiu como Pastor de Artes e Adoração. Foi fundador e diretor do Projeto “Espaço, Vida e Música” que atende crianças em situação de vulnerabilidade, utilizando a arte como ferramenta de inclusão e transformação social.
10) Suzana Pinho Bittencourt,indicada pela vereadora Julieta Reis (DEM).
Aposentada, apaixonada por crochê, em 2013 interessou-se pelo movimento chamado “Yarn Bombing”, bastante comum na Europa, que consiste em decorar objetos e lugares públicos com peças de tricô ou crochê, trazendo mais cor e alegria para as ruas da cidade. Com seu trabalho reconhecido nas mídias sociais, decorou árvores no Jardim Botânico e no Museu Oscar Niemeyer.
Ausente, mas também homenageados com o prêmio “Cultura e Divulgação”:
11) Fagner Zadra, indicado por Cristiano Santos (PV).
Conhecido por encarnar o típico curitibano nos vídeos da Trupe Tesão Piá produzidos para a internet, representou inúmeros personagens nos palcos e esteve à frente de vários shows de Stand Up Comedy e Improvisação. Dentre os espetáculos, destacam-se: RiZadra, Stand Up de Gala, Os Ridículos, Te Liga Magrão e Tesão Piá.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba