Câmara entrega prêmio Ecologia e Ambientalismo

por Assessoria Comunicação publicado 15/06/2011 18h00, última modificação 10/08/2021 09h32
Personalidades e instituições que se destacaram em 2010 e 2011 pelo trabalho dedicado à proteção do meio ambiente vão receber o Prêmio Ecologia e Ambientalismo nesta sexta-feira (17). A solenidade acontece no plenário da Câmara Municipal de Curitiba, às 20h.
O prêmio serve como reconhecimento e incentivo para que o trabalho dos que são homenageados anualmente continue e sirva de exemplo para mobilizar mais pessoas.
Homenageados
Os homenageados de sexta-feira para o ano de 2010 serão o gerente de projetos ambientais e ecológicos da Hach Consultoria Ambiental, Abdel Hach, indicado pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). Adão José Laslowski, assessor do gabinete do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), indicado pelo vereador Tito Zeglin (PDT). A Associação de Desenvolvimento Ambiental Rio Bonito foi indicada pela vereadora Julieta Reis (DEM). O Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, que desenvolve projetos ambientais envolvendo alunos e a comunidade, recebe a homenagem por iniciativa do vereador Beto Moraes (PSDB). Clarice Ilse Schwarz Manzochi, doutora em engenharia ambiental que desenvolveu estudos em prol do meio ambiente, é indicada pela vereadora Noemia Rocha (PMDB). A empresa Nectandra Florestal e Ambiental, que fornece orientações sobre a necessidade do uso racional, legal e responsável de recursos naturais, recebe a homenagem da vereadora Dona Lourdes (PSB).
A Hori Consultoria Ambiental, que atuou no plano de resgate da fauna e da flora do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Mauá, será homenageada pela vereadora Renata Bueno (PPS). Levi Schneider de Oliveira, indicado por Denilson Pires (DEM), é presidente da Associação dos Pescadores e Ambientalistas do Paraná. Atua em favor da preservação de recursos naturais e da biodiversidade.
O médico oncologista Luciano do Valle Sabóia é mantenedor licenciado pelo Ibama de uma área em Campina Grande do Sul que serve de refúgio para animais em risco. Será homenageado pelo vereador Zé Maria (PPS). A então vereadora Mara Lima (PSDB) indicou Manoel Lopes de Souza Neto, coordenador do curso de Meio Ambiente do Colégio Estadual Homero Batista de Barros e professor de Química da Pontifícia Universidade Católica. Ele desenvolve atividades para despertar nos alunos a consciência ecológica e o conceito de vida sustentável.
Serginho do Posto (PSDB) vai homenagear Rogério da Cruz Carvalho, um engenheiro mecânico com especialização em Gerenciamento Ambiental. Ele fornece consultoria para empresas nas áreas de gestão ambiental, reciclagem, entre outros temas, através da Habitus Consulting.
O líder do prefeito na Casa, vereador João do Suco (PSDB), deve homenagear o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar). A entidade mantém um programa ambiental para oferecer apoio técnico para a racionalização do uso de combustíveis e redução de poluentes.
O tucano Felipe Braga Côrtes homenageia a STCP Engenharia de Projetos Ltda. A empresa atuou em planos de manejo de unidades de conservação de reservas biológicas e de estudos ambientais para a criação de corredores ecológicos.
O Instituto HSBC Solidariedade recebe homenagem de Roberto Hinça (PDT) pelos projetos "Seguros Verdes", "Ecoeficiência" e Climate Partnership", que promovem a preservação de matas nativas, sustentabilidade, coleta seletiva, conscientização ambiental e pesquisas sobre impactos climáticos.
2011
Para o ano de 2011, João do Suco homenageia a Associação Ricardo Gadotti Feldmann. A instituição atua no resgate da cidadania de crianças e suas famílias através do estudo da conscientização da preservação ambiental.
A construtora Kürten Ltda recebe a homenagem de Derosso por investir em treinamentos, novas tecnologias e sistemas construtivos atualizados que contribuem para a preservação do meio ambiente.
Julieta Reis premia Nelson Luiz Penteado Alves, fundador da Associação Parque Marumbi. Denilson Pires homenageia a Viação Cidade Sorriso, de transporte urbano de passageiros, que participa do Programa Probiodiesel, que envolve o uso do biocombustível em ônibus de transporte público.
Dona Lourdes homenageia o desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas, que é professor de Direito Ambiental da PUC e atua como consultor da área.