Câmara entrega nesta quarta prêmio Crisóstomo Arns

por Assessoria Comunicação publicado 28/11/2016 07h20, última modificação 13/10/2021 07h48
Errata: Diferentemente do que divulgamos, o proponente da homenagem a Paula Inez Cunha Gomide é Aldemir Manfron (PP) e não Tico Kuzma (Pros), como havíamos dito. Matéria alterada às 09:46. 
 
Nesta quarta-feira (30), a Câmara de Curitiba entrega, em sessão solene, o prêmio Crisóstomo Arns. A honraria, que é instituída pela lei municipal 8.457/1994, é entregue anualmente a personalidades locais que tenham se destacado em áreas da educação e da cultura. A solenidade acontece no Palácio Rio Branco, às 20h.

Entre os homenageados está Celso Wesley Ribas, indicado por Tito Zeglin (PDT). Possui graduação em História com pós-graduação em Meio Ambiente e Direito Educacional. Professor de História desde 2000, atua na rede estadual de ensino. Foi diretor auxiliar no Colégio Estadual Tiradentes e atualmente é diretor do Colégio Estadual Homero Baptista de Barros.

Confira abaixo os homenageados com um breve currículo e os vereadores proponentes.

Desirée Silva Lopes Pereira, por Cristiano Santos (PV). Formada em Matemática, possui pós-graduação em Pedagogia. Professora da rede municipal de ensino, atua na Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva. Em 2011, passou a fazer parte da equipe de robótica e, como técnica da equipe Conectados, auxiliou os alunos na conquista de diversos prêmios, destacando-se a participação no evento mundial da First Lego League (FLL) em Saint Louis – Estados Unidos.

Elizabet Wronski Balaban, por Bruno Pessuti (PSD). Possui graduação em Pedagogia e especialização em Psicopedagogia. Professora da rede municipal de ensino desde 2003, atua como diretora da Escola Municipal Professor Leonel Moro e também já atuou no Projeto Comunidade Escola.

Eufrozina Conceição Brandão, por Chicarelli (PSDC). É graduada em Ciências Sociais, Serviço Social e Direito. Tem envolvimento na área da educação atuando na comunidade através do voluntariado. Atuante na defesa de crianças e idosos hipossuficientes, orienta e busca o direito dos menos favorecidos.

Ivete Bussolo, por Julieta Reis (DEM). Professora, com formação em Teologia e Pedagogia, possui especialização em Neuropsicologia. É diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Eraldo Kuster e vice-presidente do Conseg Capão Raso. Desenvolve trabalhos comunitários atuando no Conselho de Saúde Vila Machado e na ONG Três Marias.

Luis André Hummel, por Noemia Rocha (PMDB). Formado em Administração, já atuou como professor universitário, promove palestras em todo Brasil e é autor do livro "Prosperar é uma decisão". Há 8 anos, desenvolve trabalho de orientação e desenvolvimento de competências com empreendedores, na Comunidade Alcance.

Naterci de Souza Schiavinato, por Mauro Ignácio (PSB). Formada em Letras e pós-graduada em Metodologia de Ensino, possui 44 anos dedicados a área da educação. Começou sua carreira aos 16 anos, lecionando no interior do Paraná. Servidora estadual há 14 anos, atualmente é diretora do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo.

Nelson Pereira Castanheira, por Jorge Bernardi (Rede). Graduado em Eletrônica, Física, Matemática e Desenho Geométrico, possui doutorado em Engenharia de Produção. Atua como professor, coordenador e diretor de pós-graduação no Centro Universitário Internacional Uninter. Publicou diversos livros e atua principalmente nas áreas de educação à distância, aprendizagem e avaliação, sustentabilidade e empreendedorismo.

Paula Inez Cunha Gomide, por Aldemir Manfron (PP). Psicóloga, professora aposentada da Universidade Federal do Paraná, possui mestrado e doutorado em Psicologia Experimental. Pesquisadora, referência na área de psicologia forense com ênfase em comportamento moral, menor infrator e alienação parental, é autora de diversos livros e artigos científicos. Atualmente é coordenadora de Mestrado em Psicologia na Universidade Tuiuti do Paraná.

Paulo Henrique Laporte Ambrozewicz, por Felipe Braga Côrtes (PSD). Diretor da Empresa L&A Engenharia de Obras e Projetos, atua há 30 anos na indústria da construção e de gestão de qualidade. Engenheiro Civil, especialista em estruturas, mestre e doutor em Engenharia de Produção, atuou como professor universitário e de ensino à distância. É autor de diversos livros e artigos técnicos.

Silvia Regina do Prado Guinsk, por Pedro Paulo (PDT). Formada em Ciências Econômicas e pós-graduada em Ciências Políticas, trabalha na Fundação Cultural de Curitiba há 21 anos. Atualmente é chefe de gabinete da Superintendência, onde atua na assessoria de diversos projetos, entre eles a Corrente Cultural e Carnaval.

Suzy Franco Davila, por Dona Lourdes (PSB). Professora da rede municipal de ensino há 12 anos, atuou no CAIC Cândido Portinari e no CMEI Caiuá Ilhéus. Atualmente é professora na Escola Municipal Heitor Alencar Furtado, onde desenvolve projetos de conscientização ecológica junto aos alunos e comunidade. Entre eles, destaca-se o trabalho desenvolvido sobre o uso exagerado de copos descartáveis.

Vladimir Urban, por Jonny Stica (PDT). Músico, empresário, compositor e produtor cultural, exerce a função de pós-produção no estúdio Urban & Miranda Fotografia. Compositor e letrista, participou de diversas bandas desde 1988. Vocalista e guitarrista da banda “Sick Sick Sinner” desde 2006, é fundador e organizador do Festival Psycho Carnival em Curitiba.