Câmara entrega Cidadania Honorária de Curitiba a Elizeu Chociai
Na sessão plenária desta terça-feira (22), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou a Elizeu Chociai o título de Cidadania Honorária da capital do Paraná. A homenagem foi aprovada em plenário no dia 25 de junho, por iniciativa de Mauro Bobato (Pode), e resultou na lei municipal 15.472/2019. O presidente do Legislativo, Sabino Picolo (DEM), suspendeu a sessão para que Chociai, atualmente gestor no governo do Paraná, recebesse o título de cidadão honorário.
> Confira a íntegra da sessão no YouTube e a cobertura fotográfica da homenagem no Flickr
Nascido em Ivaí (PR), ele é casado e pai de dois filhos. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi secretário municipal nas gestões dos prefeitos Jocelito Canto e de Pedro Wosgrau Filho, em Ponta Grossa, cidade onde é auditor fiscal concursado da prefeitura. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito de Ponta Grossa, ao lado de Aliel Machado (Rede), disputando o segundo turno. Depois liderou o apoio do Podemos à candidatura de Ratinho Júnior ao governo do Paraná.
“Ao receber o título, não o faço para alimentar a minha vaidade, mas como como um sinal de que estou trilhando o caminho certo”, agradeceu Elizeu Chociai. “Agora, na condição de diretor de Administração e Finanças do Paranacidade [Serviço Social Autônomo ligado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas], e de cidadão curitibano, coloco-me ainda mais à disposição da administração de Curitiba”, afirmou Chociai. A entrega do título foi acompanhada em plenário por familiares, incluindo a mãe do homenageado.
Mauro Bobato destacou a atuação de Elizeu Chociai na organização da chapa do PTN no pleito municipal de 2016. A sigla, que depois mudou de nome para Podemos, elegeu dois parlamentares. “Elizeu coordenou o grupo que montou a chapa própria do partido ao Legislativo, obtendo mais de 40 mil votos em Curitiba”, disse. O vereador disse que o homenageado alia com competência política e capacidade técnica.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba