Câmara entrega Cidadania Honorária ao professor Yuan Jinyun
O matemático chinês Yuan Jinyun, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 1996, receberá a Cidadania Honorária de Curitiba em sessão solene nesta quinta-feira (26), às 19 horas, no Palácio Rio Branco. A homenagem foi instituída pela lei municipal 15.057/2017, de iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PTB), aprovada pela Câmara Municipal no dia 15 de agosto.
Natural da Tangliu, vila rural da província chinesa de Jiangsu, ele nasceu em maio de 1957. Graduou-se em Matemática pelo Instituto de Tecnologia de Nanjing, em 1982, e obteve o mestrado na China. Jinyun chegou ao Brasil em maio de 1991, e em dezembro de 1993 obteve o doutorado em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em dezembro de 1993. Possui pós-doutorado na área de Matemática Computacional, pela Universidade Stanford, localizada na Califórnia, Estados Unidos.
Professor titular do Departamento de Matemática da UFPR, o futuro cidadão honorário de Curitiba, onde reside desde 1993, já ocupou os cargos de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, de secretário regional da Sociedade Brasileira de Matemática e de assessor do Comitê de Matemática e Estatística do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Jinyun é membro titular da Academia Brasileira das Ciência, vice-presidente do Instituto Incentivo de Ciência, Cultura e Tecnologia de BRICS-IBRICS, coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e um dos fundadores de programa nacional de melhoramento de professores no ensino básico e médio (PROFMAT).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba