Câmara entrega cidadania honorária a Saturnino Hernando Gordo

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2016 17h30, última modificação 13/10/2021 09h51

Em sessão solene nesta terça-feira (13), às 20h, no Palácio Rio Branco, a Câmara de Curitiba entrega o título de cidadania honorário a Saturnino Hernando Gordo, por iniciativa do vereador Pedro Paulo (PDT). O homenageado é destaque na comunidade de imigrantes espanhóis. Nasceu em 1933, em Cellorigo, na Espanha, e chegou em Curitiba no ano de 1960. Segundo Pedro Paulo, trabalhou na organização e fundação do Centro Espanhol do Paraná de Beneficência e Cultura (006.00015.2016).

“Devido ao seu trabalho entre os espanhóis imigrantes, foi escolhido para ser vice-cônsul da Espanha para o Paraná e Santa Catarina. Nessa função, durante 42 anos, esteve sempre junto do imigrante e principalmente ao lado dos mais necessitados. Não mediu esforços para realizar atos benéficos em favor dos imigrantes que não tiveram sucesso economicamente”, relatou Pedro Paulo no dia da votação do projeto em plenário.

O vereador justificou em seu projeto que Hernando Gordo participou da organização e fundação do Centro Espanhol do Paraná de Beneficência e Cultura em Curitiba. “Foi uma constante em sua vida visitar asilos, hospitais, abrigos e prisões aonde houvesse espanhóis passando necessidade e tratar de que estivessem bem atendidos. Inclusive tentou internar espanhóis sem família em casas de repousos no rio de Janeiro e em São Paulo. Chegou a levar um imigrante até o Rio de Janeiro (até dentro do avião) para que de lá seguisse viagem para a Espanha, e ficasse com seus familiares na Galícia”, relatou o parlamentar.