Câmara elege Mesa Executiva no dia 2

por Assessoria Comunicação publicado 30/12/2008 20h10, última modificação 22/06/2021 10h12
Garantir a regularidade de todos os trabalhos legislativos é apenas uma das atribuições da Mesa Executiva da Câmara de Curitiba, que será eleita na sexta-feira, 2 de janeiro, às 16h, no plenário da Casa. A sessão ocorre um dia depois da instalação de 15ª legislatura, dia 1º, que inicia com os novos mandatos parlamentares e a segunda gestão do prefeito Beto Richa.
Na solenidade de posse, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, às 16h de quinta, todos os eleitos também prestam o juramento. De 2009 a 2012, os 38 vereadores, além das funções previstas no Regimento Interno, ainda vão se incumbir de garantir o exercício dos princípios de cidadania, assegurados pela Constituição, enquanto a administração municipal deve cumprir com a realização de todas as funções públicas de interesse comum.
Bancadas
A escolha da Mesa deve seguir, tanto quanto possível, conforme o Regimento, a representação proporcional dos partidos com assento na Casa. Na nova Legislatura, a bancada partidária de maior representação será a dos tucanos, com 13 integrantes, sendo sete deles reeleitos. Entre os novos parlamentares do PSDB, está o ex-suplente João Luiz Cordeiro, o João do Suco, que já esteve na Casa por quase dois anos.
As bancadas do PDT, PSB, PV, DEM e PT terão três membros. PP e PPS conseguiram compor dois vereadores em cada bancada e os demais, PRB, PSC, PRP e PSL, terão um vereador por bancada.