Câmara economiza R$ 803 mil em licitação para mobiliário de escritório

por Claudia Krüger — publicado 27/09/2021 07h30, última modificação 24/09/2021 15h54
O processo para registro de preços permite que o Legislativo adquira os equipamentos conforme necessidade.
Câmara economiza R$ 803 mil em licitação para mobiliário de escritório

Novo mobiliário servirá aos 38 gabinetes parlamentares e mais 120 salas administrativas. (Foto: Carlos Costa/CMC

Com resultado homologado, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) obteve uma economia de R$ 803.623,99 para aquisição de mobiliário de escritório. Sendo assim, a licitação confirmou o valor de R$ 1.938.846,06, quase 30% a menos que o máximo estabelecido para o certame, que era de R$ 2.742,470,05. Vale lembrar que o edital 3/2021 previa registro de preços, ou seja, a possibilidade de que sejam adquiridos apenas os equipamentos para os quais haja demanda, e não necessariamente a quantidade máxima prevista. 

A concorrência, dividida em cinco lotes, visa a aquisição de cadeiras para escritório e para recepções, cabines de reuniões, mesas, armários e estações de trabalho. Dessa forma, o lote 1, referente a cadeiras de escritório, foi arrematado pela empresa Tecno2000 Indústria e Comércio Ltda., a um valor de R$ 1.001.890,00. Já o lote 2, de cadeiras fixas com formação de longarina, foi ganho pela Serra Mobile Indústria e Comércio Ltda., pelo preço de R$ 144.497,50. 

O lote 3 teve como empresa vencedora a Itavol Comercial Eireli, a qual deverá fornecer cabines de reunião no valor máximo de R$ 41.910,96. Já os armários para escritório, referentes ao lote 4, serão provisionados pela Belnifer Ltda., por R$ 187.547,60. Por fim, mesas, estações de trabalho e acessórios serão fornecidos pela empresa Forma Comércio de Produtos e Equipamentos Eireli, ao valor de R$ 563.000,00. 

Processo licitatório
A modalidade de registro de preços foi escolhida pela administração da Casa devido ao projeto de resolução (004.00005.2021) para institucionalizar o teletrabalho aos servidores efetivos do Legislativo, em modelo híbrido. Dessa forma, a necessidade de mobiliário de escritório pode variar de acordo com a demanda por espaço físico de trabalho. 

Os equipamentos previstos devem servir aos 38 gabinetes parlamentares e mais 120 salas administrativas. Recentemente a Câmara de Curitiba também reformou um de seus prédios anexos, o qual abriga 10 setores administrativos e legislativos da Casa, exigindo, assim, novo mobiliário. Nos últimos 12 anos, as compras de mobiliário foram feitas pontualmente pela instituição em pequenas quantidades, apenas para o atendimento de espaços específicos.