Câmara e UFPR estudam parceria inovadora

por Assessoria Comunicação publicado 24/08/2009 16h20, última modificação 25/06/2021 09h23
O estudo de uma parceria entre o Legislativo municipal e as instituições de ensino superior para a melhoria da formação profissional dos universitários de Curitiba reuniu, nesta segunda-feira (24), o diretor do setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mauro Lacerda Santos Filho, e vereadores da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal. A ideia é que estudantes de engenharia e arquitetura acompanhem as obras do metrô na cidade, aprendendo com os especialistas as novidades do mercado, em um processo de transferência de tecnologia para a futura mão de obra local.
"É importante que um investimento desse porte, como o metrô de Curitiba, também possa ser transformado em tecnologia. Não precisa ser apenas mais uma obra. Pode ser uma ação inovadora de educação em todo o País", destaca Lacerda. Para ele, o novo empreendimento de transporte público da capital dará aos universitários, inscritos em um programa de visitas e estudos, a oportunidade de ter contato direto com um canteiro de obras em construção pesada, cujas etapas técnicas e logísticas têm grande valor pedagógico. "O povo da cidade está representado na Câmara. Os parlamentares têm condições de hospedar o projeto de extensão, estabelecendo uma ponte entre a universidade e os gestores públicos", explica.
Os vereadores Tico Kuzma (PSB), presidente da comissão, Omar Sabbag Filho (PSDB) e Felipe Braga Côrtes (PSDB) comprometeram-se a encaminhar a proposta de cooperação ao presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). "A parceria entre a Câmara Municipal e a universidade é inovadora e com certeza será replicada em outras cidades. O metrô é um grande acontecimento para o município e dará aos estudantes uma experiência viva, a oportunidade de atualização com o que há de mais moderno na sua atividade", salienta Sabbag Filho.
A proposta prevê visitas técnicas aos canteiros de obra, acompanhamento da implantação do projeto executivo por meio de seminários temáticos, desenvolvimento de material pedagógico que possa ser encaminhado para as demais universidades do Estado, elaboração de estudos tecnológicos sobre a obra e o seu registro filmográfico, para uso nas disciplinas de engenharia. A atividade de extensão seria aberta a todas as instituições de ensino da capital.