Câmara e Prefeitura mantêm a governabilidade

por Assessoria Comunicação publicado 15/02/2007 16h20, última modificação 15/06/2021 08h53
A parceria de governabilidade que tem proporcionado estabilidade financeira e investimentos para ampliar a qualidade de vida do curitibano vai permanecer neste ano. Na reabertura das sessões plenárias da Câmara de Curitiba, na manhã desta quinta-feira (15), tanto vereadores como o prefeito Beto Richa reafirmaram a “disposição para o trabalho sério, que pode ser conferido através das 436 obras em andamento”, nas afirmações do novo líder do PTB, vereador Jair Cézar (PTB), que fez a saudação oficial.
Para o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), “estaremos viabilizando as reivindicações da população, seja com projetos de lei ou emendas orçamentárias, como vem ocorrendo com a atual administração”.
A reabertura dos trabalhos foi prestigiada pela presença maciça dos secretários municipais, lideranças de bairros, administradores regionais, além de familiares dos novos vereadores que prestaram juramento legal: Pedro Paulo (PT) e o novato Mestre Déa (PP). Elias Vidal (PDT) também retornou à Casa, porém já havia firmado seu compromisso em junho do ano passado, ao substituir o então candidato às eleições Fábio Camargo (PTB), agora deputado estadual.
A Câmara de Curitiba reabre o período ordinário de sessões plenárias da 3ª sessão legislativa desta 14ª legislatura com nova Mesa Executiva. Presidida por Derosso, reconduzido ao cargo pela sexta vez consecutiva, é composta, agora, pelos vereadores Tito Zeglin (PDT), na primeira vice- presidência; Aldemir Manfron (PP), na segunda; Celso Torquato (PSDB), como primeiro-secretário, e Sérgio Ribeiro (PV), Sabino Picolo (PFL) e Pastor Gilso (PL), segundo, terceiro e quarto secretários, respectivamente. Todos os vereadores, assim como o vice-prefeito, Luciano Ducci, saudaram o prefeito Beto Richa. O seu líder, Mario Celso Cunha (PSDB), também fez parte da mesa de autoridades.
Esperança e confiança
O vereador Jair Cézar, primeiro a fazer uso da palavra, cumprimentou o prefeito pela capacidade produtiva de realizar mais de 400 obras em diversos pontos da cidade. Agradeceu por Richa ter acatado as indicações de emendas dos 38 vereadores e enalteceu a esperança e confiança depositadas na conduta político-administrativa do chefe do Executivo, “para dar continuidade ao modelo de parceria que tem dado certo, especialmente quando a pauta de 2007 marca a revisão das leis municipais”.
Aliança
Richa, por sua vez, lembrou a definição do líder Mario Celso, em batizar como “aliança o relacionamento dos dois poderes, onde são mantidos os princípios fundamentais e a ética”. Na prestação de contas de seu trabalho, enfatizou pontos principais que estão possibilitando o equilíbrio financeiro, o custeio da máquina administrativa, planejamento e superávit fiscal, estar em dia com o Tribunal de Contas, que permite o acesso a mais financiamentos e o pagamento das contas da administração. O prefeito também ressaltou a gestão financeira, que vem gerando bem-estar e prosperidade, a contratação de pessoal para as áreas básicas, com mais de dois mil empregos diretos, e as novas obras, sendo a mais importantes delas a construção da Linha Verde, avenida que terá 18 quilômetros, servindo 23 bairros.
Satisfeito, Richa confirmou aos vereadores que o Banco Mundial qualificou Curitiba como a melhor cidade em infra-estrutura e para negócios, considerada já o quarto melhor local para essa área, e também a futura implantação do Tecnoparque, que unirá a ciência e a tecnologia a serviço do progresso da cidade.
Atividades Parlamentares
O primeiro-secretário da Câmara, Celso Torquato, leu o relatório das atividades parlamentares, destacando o volume do trabalho legislativo no ano passado, com 12.392 documentos gerados e encaminhados aos mais variados órgãos, sendo, destes, 779 emendas. Dentro do trâmite legislativo, foram 445 projetos de lei, tendo sido vetados apenas 14.
Neste ano, o presidente Derosso pretende ultrapassar os números do ano passado, quando foram realizadas 94 sessões ordinárias, sete extraordinárias, 14 tribunas livres, onde se dá espaço à comunidade para falar, 136 reuniões de Comissões Permanentes, duas de Comissões Especiais, mais oito audiências públicas e três consultas públicas.
Além do regimental, legal e constitucional, a Casa de Leis promoveu 77 sessões solenes, 29 seminários e duas mostras de artes. Os espaços públicos foram disponibilizados para visitações e, pela segunda vez, realizada sessão simulada com alunos de cursos de Direito.
Todo esse trabalho, que Derosso faz questão de manter transparente para a população, pôde ser acompanhado pelos meios de divulgação e na internet. A Assessoria de Imprensa fez a cobertura completa das atividades, enviando mais de duas mil matérias para jornais, rádios, emissoras de TV e outras assessorias. No site da Câmara, foram registrados 1,85 milhão de acessos, sendo ainda possível o eleitor conferir o trabalho de seu representante pela TV on line, em operação desde de março de 2006.
Capoeira
O novo vereador Mestre Déa levou à Câmara um evento inédito para abrilhantar a reabertura das sessões: a apresentação de alunos do Projeto Educando com Arte, que executaram o hino de Curitiba ao som de berimbaus, e fizeram uma apresentação de capoeira, destacando-se a participação de crianças portadoras de Síndrome de Down.