Câmara e Imap firmam parceria para capacitação de servidores

por Assessoria Comunicação publicado 21/07/2017 15h55, última modificação 19/10/2021 11h06

“A partir de agora todos os servidores da Câmara Municipal podem participar dos cursos de aperfeiçoamento, graduação, pós-graduação e outros convênios que a Escola de Administração Pública do Imap [Instituto Municipal de Administração Pública] tem com instituições de ensino”, garantiu Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do instituto. Ele, o prefeito Rafael Greca e o presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), assinaram o termo de cooperação técnica que torna isso possível nesta sexta-feira (21).

“A Câmara tem um corpo técnico competente e com o Imap vamos abrir um leque maior de oportunidades profissionais, que vai impactar positivamente a carreira dos servidores e melhorar o funcionamento do Legislativo”, confirmou Serginho do Posto. Na cerimônia, realizada no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba, ele repetiu que, mesmo sendo um poder público independente, a Câmara Municipal busca manter “uma harmonia constitucional com o Executivo”.  Fabiane Rosa (PSDC), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignácio (PSB), Pier Petruzziello (PTB), Rogério Campos (PSC) e Tico Kuzma (Pros) acompanharam a cerimônia.

O discurso do presidente foi bem recebido por Rafael Greca, que agradeceu a aprovação de projetos do Plano de Recuperação. “A Câmara Municipal fundou Curitiba, pois o ato da fundação da cidade se deu com o ato da fundação da Câmara. E agora há de se dizer que a Câmara salvou Curitiba. Quero que a cidade e a história sejam gratas aos vereadores desta legislatura”, disse o prefeito, adiantando que, em vez de “desligar a cidade aos poucos”, agora já vê a administração terminando o ano de 2017 com dinheiro em caixa, suplementando os orçamentos das áreas essenciais, como saúde e educação.

Pós-graduação
“O objetivo da cooperação técnica com o Imap é aprimorar toda a gestão pública, com reflexos positivos para a comunidade. É uma vitória, depois de meses de conversas, pois começamos a buscar esse convênio no início do ano”, relatou Nilton Cordoni, diretor-geral da Câmara de Curitiba. O acordo terá duração de quatro anos e agora segue para a fase de elaboração dos projetos dos cursos, ações e eventos. Em 2017, o Imap já realizou 92 ações de capacitação, formação e desenvolvimento para os servidores, totalizando 3.812 pessoas atendidas.

“A expectativa para o ano que vem é que o Imap possa oferecer cinco ou seis cursos de pós-graduação. Também vamos manter os cursos de capacitação, que podem ser online, presenciais ou sob demanda. Por exemplo, se a Câmara precisar de um treinamento específico nós podemos montar de acordo com o que a instituição necessita”, explicou Alexandre de Oliveira. Ele disse que, em contrapartida, o Imap planeja usar as instalações do Legislativo para atividades voltadas aos servidores. “Os vereadores deixaram à disposição toda a estrutura que a Câmara tem, que nós pretendemos utilizar. É a contrapartida que queremos”, disse.

Integração
Segundo o termo de cooperação, a integração da Escola de Administração Pública do Imap com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal também promoverá eventos e publicações em conjunto. “O acordo vem fortalecer ainda mais os servidores. A parceria é importante para a troca de conhecimento entre os poderes e para a ampliação dos trabalhos”, elogiou o presidente do Imap. Para Cordoni, “é a chance de resgatar a Escola do Legislativo, para que ela possa se firmar e trabalhar em prol da sociedade”.

Do Executivo, estiveram na cerimônia a procuradora do município, Rosa Maria Alves Pedroso; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Praddo; a coordenadora de Políticas para Mulher, Terezinha Beraldo Pereira Ramos; o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Paulo César Nauiack; o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; o presidente do IPMC, José Luiz Costa Taborda Rauen, e o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski.

Com informações da Prefeitura de Curitiba (leia mais).