Câmara e Abrasel lançam campanha Porção Responsável

por Assessoria Comunicação publicado 25/06/2013 15h15, última modificação 16/09/2021 10h01

A Câmara Municipal de Curitiba e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) apresentaram, na sessão desta terça-feira (25), a campanha Porção Responsável. Originada a partir de debate sobre proposta de lei do vereador Bruno Pessuti (PSC), a iniciativa vai promover a gastronomia saudável.
    
A meta é, até a Copa do Mundo de 2014, chegar à adesão de 200 estabelecimentos à campanha. O diretor-executivo da Abrasel, Luciano Bartolomeu, disse que a gastronomia saudável já é adotada nos Estados Unidos e países europeus. A ideia é que os restaurantes, bares e similares com o selo Porção Responsável incluam no cardápio refeições saudáveis, com foco na saúde do consumidor, baixas calorias e produtos orgânicos e livres de agrotóxicos.
    
“Não é uma campanha de marketing, e sim de responsabilidade social”, declarou Bartolomeu. Ele ainda enfatizou o apoio do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba (Seha) e da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar-PR) à elaboração da campanha.
    
Pessuti anunciou a retirada do projeto (005.00053.2013) de sua autoria, que estava na pauta desta terça. A matéria poderia obrigar a oferta de meia-porção e/ou desconto, pelos restaurantes e similares, ao cliente com redução de estômago. O vereador apoiou a promoção da campanha, devido a sua abrangência. “Ela será para todas as pessoas, pela busca de qualidade de vida”, afirmou.

Frente parlamentar
    
Na defesa da campanha Porção Responsável, Felipe Braga Côrtes (PSDB) pediu apoio a requerimento de sua autoria para a criação de frente parlamentar para tratar de assuntos pertinentes aos segmentos gastronômico e hoteleiro. O parlamentar coleta assinaturas para a proposição, e a expectativa é dar início às atividades em agosto.
    
Também participaram do debate os líderes do prefeito e da oposição, respectivamente Pedro Paulo (PT) e Noemia Rocha (PMDB), e os vereadores Helio Wirbiski (PPS), Tico Kuzma (PSB), Valdemir Soares (PRB), Jonny Stica (PT), Chico do Uberaba (PMN) e Carla Pimentel (PSC).