Câmara divulga composição de CPIs

por Assessoria Comunicação publicado 12/03/2007 19h30, última modificação 15/06/2021 09h34
A Câmara de Curitiba divulga, na tarde desta terça-feira (13), a composição das Comissões Parlamentares de Inquérito. De acordo com o vereador Mario Celso Cunha (PSDB), o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), “já está com as indicações feitas pelas lideranças das bancadas partidárias para compor cada uma das três CPIs propostas”. Aguarda, apenas, a indicação da bancada do PT. “Assim que tivermos posse dos nomes definitivos faremos a divulgação”, esclareceu, nesta segunda-feira (12), o líder do prefeito, ao adiantar que o vereador Tico Kuzma (PPS), que solicitou a abertura da CPI das Invasões, deverá ser o presidente e a relatoria ficará com o vereador Valdenir Dias (PMDB), ambos integrantes da Comissão Permanente de Segurança Pública da Casa.
Mario esclareceu, ainda, que a abertura das Comissões Parlamentares de Inquérito seguirá uma ordem, prevalecendo a das Invasões e, na seqüência, da Fome Zero e dos Radares, cujos integrantes serão divulgados até o início da próxima semana.
Comissões
De acordo com o Regimento Interno da Câmara, apenas três comissões de inquérito podem ter trabalho simultâneo. E o motivo de priorizar a das Invasões “é a própria cobrança que a população está fazendo”, afirmou Tico Kuzma. O parlamentar disse também que “a CPI das Invasões pretende fazer um trabalho sério, colhendo informações sobre todos os fatos que envolvem o problema de ocupações irregulares em Curitiba, nos últimos dias”. Kuzma deixou claro que o trabalho da comissão será “apartidário e o mais digno possível, com um relatório que retrate a realidade dos fatos”.
A CPI do Fome Zero vai apurar a finalidade do funcionamento deste e outros programas sociais do governo federal em Curitiba. A Câmara pretende verificar a administração das verbas federais também em relação aos programas Bolsa Escola, Auxílio Gás, Bolsa Família, Alimentação, Agente Jovem, Erradicação do Trabalho Infantil, que têm como objetivo atender a população carente da cidade.
Na CPI dos Radares, o Legislativo visa averiguar a questão de aplicação das multas, questionadas pela população, abordando a arrecadação e sua destinação, aferição de equipamentos e locais de instalação.