Câmara discute segurança na Copa

por Assessoria Comunicação publicado 26/09/2011 17h50, última modificação 11/08/2021 11h53
Os vereadores Pedro Paulo (PT) e Julião Sobota (PSC) participaram, em Porto Alegre, do Primeiro Encontro Nacional sobre Segurança para o Mundial de 2014, juntamente com o secretário de Estado da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha. O Ministério da Justiça, através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos promoveu, na sexta-feira (23), o primeiro encontro das 12 cidades-sedes do campeonato, com foco na segurança pública. As discussões aconteceram no auditório da Academia de Polícia Militar e foram coordenadas pelo governo gaúcho.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, fez a saudação de abertura, enaltecendo a participação “dos gestores da área de segurança, pessoas altamente qualificadas para garantir tranquilidade ao nosso povo e aos turistas que nos visitarem."
Integração
Em seguida, falou o representante do ministro do Esporte, Alcino Reis, que destacou que "a missão é fazer de 2014 um marco de competência e referendar o Brasil como um país seguro. Após o Mundial, vamos sair com a imagem positivamente revigorada. Nos próximos dias vamos publicar o edital com o calendário oficial dos eventos para a Copa 2014", anunciou.
"Nosso objetivo é manter a integração perfeita nas 12 sedes, fazendo reuniões bimestrais, unificando tecnologias e mantendo perfeito alinhamento das ações, salvando benefícios públicos como legado para a sociedade", afirmou José Ricardo Botelho, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, que representou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.
Prazos
Pelo Paraná falaram o secretário da Copa 2014, Mario Celso Cunha, e o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César. Mario Celso fez um relato das atividades, destacando mobilidade urbana, aeroportos, porto, qualificação profissional e estádio.
"Lembramos que nossa sede está preparada para receber a Copa e estamos cumprindo rigorosamente todos os prazos estabelecidos pelo Caderno de Encargos da Fifa e pela Matriz de Responsabilidades. O estádio do Atlético Paranaense já tem prazo para início da nova etapa de obras, e o mais importante, já tem prazo sua conclusão, em dezembro de 2012, e inauguração no mês de aniversario do clube e de Curitiba, março de 2013", disse o secretário.
Segurança pública
O secretário Reinaldo de Almeida César fez apresentação em audiovisual, mostrando a realidade da segurança pública no Estado, com gráficos, pesquisas e fotos. "Estamos ampliando os nossos efetivos, qualificando as equipes e recuperando a imagem da nossa força policial. Vamos atuar forte, junto com o governador Beto Richa e com o governo federal, na área de fronteira. Já lançamos o programa Paraná Seguro, um marco na história da segurança pública. Hoje vivemos dias de perfeita integração das nossas polícias. Estamos preparados para enfrentar o desafio deste megaevento que é a Copa do Mundo", completou Reinaldo.
Participaram do evento os vereadores Pedro Paulo (PT) e Julião Sobota (PSC); o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Abdalla Chain; o assessor de segurança municipal da Secopa, Geraldo Pereira; o major bombeiro Nelson Ademar Piske; o chefe de gabinete do secretário da Segurança, Daniel Conde Falcão; o delegado da Polícia Civil, Clóvis Galvão; Ricardo Trade, do COL/Fifa; Maria Alice, diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal; secretários de segurança estaduais e das cidades-sede da Copa 2014 e autoridades do Rio Grande do Sul.