Câmara discute condições de trabalho de servidores

por Assessoria Comunicação publicado 20/04/2006 20h35, última modificação 08/06/2021 15h48
Nesta quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Curitiba  discutiu as condições de trabalho dos funcionários da URBS e da Curitiba S/A., no horário da tribuna livre, por proposição da vereadora professora Josete (PT). Valdir Aparecido Mestriner, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização de Curitiba, Sindiurbano, estava presente para expor as dificuldades aos vereadores.
“É importante e gratificante ceder este espaço para que se discutam os problemas de tais trabalhadores, garantindo sua segurança e a  qualidade do seu trabalho em  atender  diversos usuários de Curitiba”, afirmou  a vereadora em seu discurso de abertura.
O presidente do Sindiurbano destacou que “os trabalhadores em questão são cidadãos honrados e responsáveis, que dedicam suas vidas para que Curitiba tenha urbanidade com respeito ao ser humano, possibilitando melhores condições de locomoção em nossas vias públicas”, disse Mestriner, comentando que há diversas agressões por parte da sociedade principalmente aos agentes de trânsito.
Além das agressões, Mestriner comentou que não há investimentos nos equipamentos urbanos e nem  contratações desde 2003, acarretando sobrecarga de trabalho; uniformes incompatíveis com o clima e funcionários afastados por problemas de saúde.
Providências
Diversos vereadores manifestaram apoio aos funcionários da URBS, e cumprimentaram a vereadora professora Josete pela oportunidade em trazer o presidente do sindicato para expôr as condições pelas quais passam. O líder do prefeito  Mario Celso Cunha (PSDB), disse que entende a defesa por melhores condições de  trabalho e irá avaliar as questões,  encaminhando-as ao prefeito Beto Richa para estabelecer respostas. “Curitiba tem a marca de primeiro mundo devido ao trabalho destas pessoas, que é muito bom”, observou  Mario Celso, acrescentando, ainda, que está ciente de alguns dos problemas comentados.
Para finalizar, Valdir Mestriner agradeceu a oportunidade. “A Câmara Municipal é o instrumento para educar a sociedade em relação ao trabalho destes funcionários”, e aproveitou a oportunidade para pedir melhor assistência jurídica para o sindicato.