Câmara detalha ações a vereadores do Chile

por Assessoria Comunicação publicado 07/11/2007 18h25, última modificação 18/06/2021 07h40
O funcionamento da Câmara Municipal de Curitiba e os programas e ações da cidade nos mais diversos setores foram alguns dos temas detalhados pelos vereadores Celso Torquato (PSDB), primeiro-secretário, e Luis Ernesto (PSDB) a grupo de parlamentares chilenos, em visita à Casa, nesta quarta-feira (7). A comitiva, recebida na presidência, era composta pelos vereadores Gloria Monsilla, Carlos Benítez Montoya, Israel Gutiérrez Narváez, Maria Angelica Castro, Manuel Ortiz Gajardo e Magaly Jara Hernández, e o prefeito de Tucapel, Jaime Veloso Jara. Estavam acompanhados de Felix Escobar, gerente do Instituto para el Desarrollo Gestión Global, da cidade de Temuco, naquele país, que presta serviços de assessoria para instituições públicas.
Celso Torquato falou do papel da Mesa Executiva, das sessões plenárias, projetos de lei e reuniões das comissões permanentes e especiais, destacando “o bom andamento da Câmara e as condições sempre disponibilizadas para a realização do trabalho”.
Projetos nas áreas de urbanismo, saúde, recursos humanos, obras, educação e turismo, no âmbito de diversas secretarias, também foram abordados por Torquato, que explicou, ainda, as funções do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Urbanização de Curitiba, a Urbs, que gerencia o transporte coletivo na cidade. “Curitiba é tida como modelo no setor”, informou o vereador, acrescentando que estudos já vêm sendo realizados para a implantação do metrô.
Questionado, o parlamentar falou sobre as ações municipais em benefício das pequenas empresas, como créditos e isenções de impostos; na área cultural e também esportiva, citando projeto de sua autoria que prevê convênio em benefício de clubes sociais.
Os vereadores e prefeito chilenos, conheceram, na seqüência, o plenário da Casa. Nesta quinta-feira (8), o grupo tem visitas agendadas no Ippuc e Urbs.