Câmara destaca em plenário os 162 anos da Polícia Civil

por Assessoria Comunicação publicado 30/09/2015 14h30, última modificação 04/10/2021 08h09

Os 162 anos da Polícia Civil do Paraná foram comemorados nessa quarta-feira (30), na Câmara Municipal, durante a sessão plenária, que foi suspensa por dez minutos. Nesse período, 34 policiais receberam diplomas pelos serviços prestados.

Jairo Marcelino (PSD) entende que a data de aniversário da instituição é o momento de não só exaltar suas qualidades, mas também refletir sobre suas características e de que modo ela pode se fazer cada vez mais presente no cotidiano da população. “Temos de agradecer esses homens, que durante anos de profissão, lutaram para manter a segurança das nossas famílias”, disse.

Chico do Uberaba (PMN), que desempenhou atividades como policial civil por mais de 25 anos, saudou os representantes da instituição. “A lei imperial 704 de 29 de agosto de 1853 desmembrou Curitiba da província de São paulo, criando, dessa forma, a província do Paraná. Um mês depois, o decreto provincial 1237 instituiu a Polícia Civil, que já nasceu com a missão de garantir de forma honrada e altruísta a segurança e a tranquilidade da população”, lembrou.

Chico do Uberaba, que preside a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal, entende que a homenagem à Polícia Civil é justa e vai ao encontro do interesse público. “A sociedade paranaense tem consciência do papel desempenhado por esta instituição, bem como das dificuldades que permeiam a vida pessoal e profissional de um policial. Prestamos a estes agentes da segurança pública todo o nosso respeito por meio dessa homenagem”, frisou.

Felipe Braga Côrtes (PSDB) disse que a Câmara sempre prestará homenagens à Polícia Civil. “Nunca é demais ressaltar que a nossa instituição policial se fundamenta nos mais profundos valores de preservação da ordem pública. A população, por meio da Câmara municipal, externa seu agradecimento à Polícia Civil do Paraná, que completa 162 anos de existência”, afirmou.

Agradecimento
O presidente da União da Polícia Civil do Paraná, Wilson Villa, agradeceu a homenagem prestada pela Câmara e declarou que, apesar das muitas dificuldades que envolvem o exercício dessa profissão, os policiais procuram estar à altura da missão. “Convido os vereadores para que promovam visitas às delegacias de Curitiba. É certo que muitos parlamentares dessa Casa conhecem profundamente a realidade policial, mas seria muito positivo que o trabalho policial se tornasse também conhecido pela população. Tais visitas contribuiriam para esta finalidade”, solicitou.

Foram homenageados os seguintes policiais: Adauto Abreu de Oliveira, Airton Pereira da Silva, Almir Alberti, Antônio Carvalho, César Abilhôa, Cézar Roberto da Silva, Clereci Neves Galvão, Cleverson Pereira de Lima, Dalva Camargo, David Jorge, Dermival Lima da Silva, Edson Luis Facchin, Emanoel A. David, Eros do Rocio Pereira dos Santos, Hamilton Luiz da Paz, Herivelto Abalem, Iwerson Cézar de Oliveira, Izaltino Moura Alves, Joel Reich, José Manfron Sobrinho, Julio Cézar dos Reis, Lázaro Carlos Ribeiro, Luis Alberto Pereira da Silva, Marcelo Gomes de Oliveira, Miguel Marcelo César Stadler, Nei Marques Bonfim, Nelson Cunha, Patrícia Villa Costa Vaz, príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, membro honorário da Academia de Letras da Polícia Civil (representado por Mozart Heitor França), Reinaldo Monteiro Siloto, Rogério Antonio Lopes, Simone Abati, e Wilson Villa (presidente da União da Polícia Civil do Paraná).

O evento também contou com a participação do Coral da Polícia Civil, regido pelo maestro Wilson dos Santos, também homenageado.