Câmara debate segurança de trabalhadores e direitos dos animais
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, na próxima segunda-feira (6), audiência pública para discutir boas práticas para a prevenção de incidentes com animais, especialmente em relação a trabalhadores de concessionárias de serviços públicos, como de energia elétrica, água e Correios. O evento, que é uma iniciativa da vereadora Katia Dittrich (Solidariedade), inicia às 14h e será no Auditório do Anexo II da Câmara.
Para a ocasião, foram convidados representantes da Sanepar, da Cavo, da Copel, dos Correios, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, da Rede de Defesa e Proteção Animal e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Paraná, além de outras entidades ligadas à causa animal.
Embora a CMC tenha aprovado a lei municipal 14.828/2016, referente a medidas contra a mordedura canina, Katia Dittrich alega que a norma defende a segurança das pessoas, mas prevê apenas os casos dos animais que possuem tutores, excluindo acidentes com animais de rua. “E também desconsidera os direitos dos animais”, conta a vereadora.
“Meu gabinete tem recebido diversas denúncias de maus-tratos contra animais, por ações dos profissionais que trabalham nas ruas, como foi o caso da cachorra "Menininha", que foi apedrejada por um carteiro, e que a levou a óbito”, justifica Katia. O tema, inclusive, foi discutido durante uma Tribuna Livre, na Câmara Municipal (leia mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba