Câmara comemora aniversário de Curitiba com exposição inédita

por José Lázaro Jr. | Revisão: Brunno Abati* — publicado 27/03/2024 11h05, última modificação 27/03/2024 17h18
Inauguração da exposição “Muitas Casas, Uma História” oferece à cidade um passeio inédito pelas sedes históricas da CMC no aniversário de Curitiba.
Câmara comemora aniversário de Curitiba com exposição inédita

Exposição inédita com as sedes da Câmara de Curitiba estará aberta à visitação até junho. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Você sabia que a data de fundação da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) é utilizada para comemorar o aniversário da cidade? É por isso que, neste dia 29 de março, além dos 331 anos de Curitiba, é festejado também o nascimento da primeira instituição política do município. Em 2024, a CMC tem um presente diferente para os curitibanos, porque, pela primeira vez, foi concluído um estudo sistemático sobre as treze sedes que o Poder Legislativo ocupou nesses mais de três séculos de história.

>> Conheça as treze sedes históricas da Câmara de Curitiba!

Das primeiras reuniões na igrejinha da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em 1693, até a chegada ao Palácio Rio Branco, que, desde 1963, hospeda as sessões plenárias da CMC, todas as sedes da Câmara de Curitiba estão retratadas na exposição “Muitas Casas, Uma História”. Agora, quem visitar o Legislativo poderá conferir, nas galerias do Palácio Rio Branco, as fotografias das sedes históricas da Câmara Municipal. A exposição ficará aberta ao público até o final de junho, das 9h às 12h, durante as sessões plenárias da Câmara de Curitiba.

Visitas guiadas à nova exposição da Câmara de Curitiba acontecerão mensalmente

Na tarde desta quarta-feira (27), acontece a primeira visita guiada à exposição “Muitas Casas, Uma História”, com crianças da Escola Municipal Otto Bracarense Costa. Mas, se você é daquelas pessoas aficionadas pela história de Curitiba, poderá se inscrever para as outras três visitas que a CMC promoverá, mensalmente, enquanto durar a exposição. Nelas, além do acompanhamento da equipe da Escola do Legislativo, os participantes terão a oportunidade de conversar com as pesquisadoras do curso de História da PUC-PR que concluíram o levantamento das sedes históricas da Câmara de Curitiba.

Para não perder essa chance de mergulhar no passado da capital do Paraná, basta seguir as redes sociais da Câmara de Curitiba, em que será divulgado o formulário para inscrição gratuita dos interessados em realizar essa visita guiada especial à sede do Legislativo. As visitas guiadas com as historiadoras da PUC-PR acontecerão às 14h30, na última quinta-feira de cada mês. Mas bateu aquela curiosidade e já quer adiantar os estudos? A linha do tempo com a explicação de cada período está disponível no portal da CMC, na seção Nossa Memória, em que você encontrará outras coberturas especiais.

Pesquisadoras da PUC-PR finalizaram a Linha do Tempo das sedes da Câmara

Avançando a partir das pesquisas feitas por jornalistas da Diretoria de Comunicação Social para as reportagens de resgate histórico do projeto "Nossa Memória", estudantes do bacharelado em História da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foram buscar as informações que faltavam para concluir a primeira pesquisa sistemática sobre os endereços da Câmara de Curitiba. O projeto contou com o trabalho das estudantes Lorena Elaine Porto, Maria Clara Guerra Azevedo de Barros e Natália Garcia Krainski, sob a coordenação da professora Daniele Saucedo.

O acordo de cooperação foi assinado em outubro de 2023, pelo presidente do Legislativo, Marcelo Fachinello (Pode); o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Rogério Mateucci; e o presidente da Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da instituição de ensino superior, Vanderlei Siqueira dos Santos. A coordenadora dos cursos de História da PUC-PR, Etiane Bovkalovski, explicou que as alunas bolsistas foram selecionadas a partir das melhores pontuações do índice acadêmico, após “uma procura muito grande” para participar do projeto.


*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba