Câmara de Curitiba vota indicações a 3 Prêmios Municipais na semana que vem
Além da votação dos dois projetos de lei do Executivo em regime de urgência, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) levará à votação, em plenário, as listas com as indicações para três prêmios concedidos pelo Legislativo a pessoas, empresas e organizações da sociedade civil que se destacaram no último ano. Serão discutidos os projetos de Decreto Legislativo dos prêmios Ecologia e Ambientalismo, Profissional do Ano e Papa João Paulo II.
No Prêmio Ecologia e Ambientalismo, 30 nomes serão colocados para análise dos vereadores (097.00001.2024). A condecoração foi criada pelo Legislativo em 2003, por meio da norma 10.662/2003, e hoje é regulamentada pela lei complementar 109/2018. O prêmio é destinado a pessoas físicas ou jurídicas não governamentais que tenham se destacado em ações a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos de Curitiba. Essa lista será votada em primeiro turno na terça (30), enquanto as outras duas serão submetidas ao plenário na véspera.
A lista de indicados para o Prêmio Profissional do Ano tem 30 nomes (110.00001.2024), selecionados pelos parlamentares por serem referência nas suas áreas de trabalho, continuando uma tradição instituída há 25 anos pela lei municipal 9.622/1999. Os vereadores também apreciarão as sugestões para o Prêmio Papa João Paulo II, que distingue pessoas físicas e jurídicas não governamentais dedicadas à causa cristã, neste ano com 26 indicações (016.00001.2024).
A mesma lei complementar municipal 109/2018, que regulamenta a concessão dos títulos de Cidadania Honorária e Vulto Emérito de Curitiba, define as regras para os onze prêmios municipais entregues anualmente pela CMC (Profissional do Ano, Papa João Paulo II, Ecologia e Ambientalismo, Professor João Crisóstomo Arns, Servidor Público Padrão, Pablo Neruda de Direitos Humanos, Mulheres Empreendedoras, Cidade de Curitiba, Cultura e Divulgação, Mérito Esportivo e Consagração Pública Municipal).
Pela norma, um vereador pode fazer apenas uma indicação para cada um desses prêmios por ano, dentro de prazos preestabelecidos. Os nomes indicados são submetidos à Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que regimentalmente tem a obrigação de avaliar a concessão dessas homenagens, que são entregues em sessões solenes no Palácio Rio Branco.
Pauta de votações tem homenagem de Curitiba a ex-secretário de Agricultura
Na segunda-feira (29), os vereadores também votarão a concessão do título de Cidadão Honorário de Curitiba ao funcionário público e ex-secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, por recomendação de Mauro Bobato (PP). “Na sua gestão, de 2011 a 2018, foram retomados os princípios de sustentabilidade que fizeram do Paraná único no mundo, investindo em boas práticas agrícolas, sanidade plena, segurança dos alimentos, estradas rurais e agroecologia”, justifica o parlamentar (115.00001.2023).
No dia seguinte, terça-feira (30), a pauta tem a decisão dos vereadores sobre uma homenagem póstuma a José Rubens Munhoz, indicado por Professora Josete (PT) para denominar um logradouro público de Curitiba (009.00009.2022), e a Declaração de Utilidade Pública para a Associação C3 Social (014.00001.2024), requisitada por Sidnei Toaldo (PRD), para serem votadas em primeiro turno. As sessões plenárias são transmitidas ao vivo pelo canal da CMC no YouTube.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba