Câmara de Curitiba homenageia empresário da construção civil
Pier Petruzziello entregou o diploma para Almir de Miranda Perru. O homenageado estava com a esposa, Magna Perru. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou, na sessão desta quarta-feira (21), o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao empresário da construção civil Almir de Miranda Perru pelos serviços prestados na área ambiental. Autor da proposição, Pier Petruzziello (PP) relatou que o homenageado atuou na “implantação de projetos de grande impacto para minimizar os possíveis danos à cidade, desta forma aumentando, inclusive, a conscientização da população em um assunto tão importante que são as questões ambientais e de sustentabilidade”.
Dentre as ações desenvolvidas, Petruzziello destacou o papel de Perru na criação do Manual de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e a “criação de um projeto-piloto para testar o monitoramento eletrônico e o controle de movimentação das caçambas de resíduos para garantir a correta destinação dos resíduos sólidos das empresas” do segmento. Além disso, como coordenador do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (SindusconPR) desenvolveu o Plano de Logística Reversa, iniciativa pioneira do país.
“Essas ações foram muito significativas para a nossa cidade, que é referência nacional e internacional na área de meio ambiente e sustentabilidade, se transformando num berço de ideias e ações que incentivaram e trouxeram resultados que podem ser vistos e sentidos até hoje”, concluiu Petruzziello. Perru recebeu a homenagem acompanhado da esposa, Magna Perru (077.00006.2024).
Já na última segunda-feira (19), João da 5 Irmãos (União) registrou em plenário a entrega do diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao empreendedor curitibano Jean Pierre Pego da Silva “pela criação do aplicativo Papoom, que atende comunidades mais carentes e periféricas da cidade" com entregas e outros serviço. A ideia surgiu porque as comunidades são classificadas como "regiões de risco" pelos apps tradicionais.
"[O Papoom] inclusive está indo para o Rio de Janeiro [para o Complexo da Maré] e foi destaque nacional no reality Rocket, que é sobre startups, na rede Globo”, explicou o parlamentar (077.00361.2023).
Homenagens ao Carnaval de Curitiba e outros requerimentos aprovados
Durante esta semana, os vereadores aprovaram novos requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos. Na quarta, por exemplo, proposições de homenagem a diferentes escolas de samba da cidade, de autoria de Angelo Vanhoni (PT), Alexandre Leprevost (Solidariedade) e Rodrigo Reis (União), foram debatidos pelos autores. Vanhoni parabenizou a Fundação Cultural, a Prefeitura de Curitiba e a Câmara Municipal. “Todo mundo percebe que foi realizado um dos carnavais mais bonitos, mais bem organizados dos últimos anos na cidade de Curitiba”, elogiou.
“Vocês realizaram uma obra de arte, o desfile foi muito bonito. Quem assistiu, saiu de lá orgulhoso de ter um Carnaval, uma expressão artística do nosso povo, das comunidades, com a altura e com o requinte que teve”, enalteceu Vanhoni. Leprevost complementou pontuando que “talvez, pela primeira vez na história da cidade de Curitiba, as escolas de samba se sentiram acolhidas por esta Casa, e até certo ponto, pelo poder público. E isso é graças ao trabalho que nós todos juntos fizemos na Frente Parlamentar de Defesa do Samba, da Cultura Popular e do Carnaval”.
As homenagens serão concedidas às escolas de samba Acadêmicos da Realeza (077.00046.2024), Mocidade Azul (077.00047.2024) e Deixa Falar (077.00050.2024) pelas conquistas do primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, no Desfile das Escolas do Grupo Especial do Carnaval de Curitiba 2024. Vanhoni e Leprevost também protocolaram pedido de homenagem às escolas Leões da Mocidade, pelo primeiro lugar no Desfile das Escolas do Grupo de Acesso (077.00045.2024), e Enamorados do Samba, pela participação no Desfile das Escolas do Grupo Especial (077.00049.2024).
Na mesma sessão plenária, Serginho do Posto (União) defendeu requerimento de homenagem de sua autoria à Banca do Roberto Miquilussi e Família pelos 60 anos de atuação na venda de frutas, legumes e verduras nas feiras livres de Curitiba (077.00037.2024). “Essa banca já tem tradição, 60 anos prestando bons serviços à população de Curitiba. Roberto Miquilussi e sua família são pessoas que têm um atendimento personalizado a seus clientes”, ressaltou.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba