Câmara de Curitiba vai participar da 5ª Conferência Estadual das Cidades

por Assessoria Comunicação publicado 13/08/2013 10h35, última modificação 17/09/2021 08h19

A Câmara Municipal vai participar da 5ª Conferência Estadual das Cidades. O evento inicia nesta terça (13) e vai até a próxima quinta-feira (15), em Foz de Iguaçu, no Oeste do Paraná. Uma comitiva de dez vereadores, além de uma servidora da Casa, vão representar o Legislativo de Curitiba, sendo que os parlamentares foram eleitos como delegados na Conferência Municipal (atividade preparatória), e a servidora como suplente.

Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”, os mais de 1.790 delegados, representantes de 334 municípios, devem focar as discussões a respeito da política urbana e o sistema nacional de desenvolvimento urbano. Deste encontro,  sairão as ações consideradas prioritárias pelos paranaenses para a melhoria de qualidade de vida nas cidades. O material final vai subsidiar os debates da próxima Conferência Nacional das Cidades, que acontece em novembro na Capital Federal.

A conferência estadual se baseia em quatro eixos temáticos. I) Participação e controle social no sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; II) Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU); III) Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial; IV) Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.

Irão representar o Parlamento Municipal os vereadores Carla Pimentel e Bruno Pessuti, do PSC, Jonny Stica, Pedro Paulo e Professora Josete, do PT, Serginho do Posto (PSDB), Jorge Bernardi (PDT), Julieta Reis (DEM), Noemia Rocha (PMDB) e Toninho da Farmácia (PP). Também integra a comitiva a servidora Marilete Bernardino, que é suplente do vereador Helio Wirbiski (PPS).

Programação

Na noite desta terça, haverá a abertura oficial do Concidades, com a presença do governador Beto Richa e de representantes dos Poderes Legislativos Estadual e Municipais, do Poder Judiciário, do Ministério Público, além de diversos segmentos da sociedade organizada.

Já na quarta-feira (14), pela manhã, os participantes devem aprovar o regulamento da conferência. Depois, haverá o início às abordagens orientativas e motivacionais para os grupos temáticos, divididos pelos quatro eixos do evento. Os trabalhos nos grupos temáticos, através da análise das propostas e entrega para a coordenação executiva, fecham a programação vespertina.

No último dia, os trabalhos iniciam com a apresentação das propostas e moções dos grupos temáticos pelos relatores. A eleição dos delegados, para a 5ª Conferência Nacional, e das entidades representantes para a 3ª gestão do Conselho Estadual das Cidades finalizam as atividades.