Câmara de Curitiba vai modernizar sistema de transmissões das sessões
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai modernizar os equipamentos utilizados para transmitir as sessões plenárias, solenes, audiências públicas de prestação de contas e outros eventos realizados no Palácio Rio Branco. “Os equipamentos atuais encontram-se obsoletos, operando ainda no sistema analógico e apresentando falhas constantes, comprometendo o registro audiovisual das sessões plenárias e outros eventos”, diz a justificativa do pregão 8/2019.
O novo sistema vai possibilitar melhoria da qualidade da imagem, transmissão ao vivo em mais de uma rede social e implantação de Libras (Língua Brasileira de Sinais), por exemplo. “A aquisição se faz necessária diante da dinâmica dos trabalhos legislativos na Casa e dos constantes avanços tecnológicos, buscando sempre eficiência e transparência da Administração”, continua o texto. Para isso, uma licitação foi aberta neste mês, e o pregão eletrônico, pelo Portal de Licitações do Banco do Brasil, será realizado nesta quinta-feira (23).
A aquisição de 40 itens, em quantidades variadas (consulte aqui), não poderá custar mais de R$ 844 mil. Estão previstos: um videowall de alta definição para o plenário; atualização das câmeras automatizadas, que passarão a ser quatro; atualização de todos os softwares com teto; uma nova central de comutação de vídeo digital; e uma central de operação e processamento digital integrada ao sistema Bosch em uso. A descrição detalhada destes itens consta no edital.
Segundo o diretor geral da Câmara de Curitiba, Daniel Dallagnol, a modernização e atualização de equipamentos fazem parte das premissas da atual gestão. “Queremos resgatar os investimentos na infraestrutura da Câmara de Curitiba, dando melhores condições de trabalho aos vereadores e servidores, além de ampliar a transparência e os serviços prestados à sociedade”, afirmou.
Transparência nas licitações
A Câmara Municipal de Curitiba divulga jornalisticamente, desde 2015, as licitações realizadas pelo órgão, com o objetivo de dar mais transparência aos processos e ampliar a concorrência, fazendo com que o preço seja menor. Em 2016, essa iniciativa foi reconhecida com o Prêmio Sangue Bom na categoria Assessoria de Imprensa, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. Em 2018, a Câmara de Curitiba passou a transmitir ao vivo os pregões presenciais pelas mídias sociais Youtube ou Facebook. Em 2019, a iniciativa foi publicada no portal Pro Legislativo como pioneira no setor.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba