Câmara de Curitiba terá TV Online

por Assessoria Comunicação publicado 17/03/2006 17h50, última modificação 08/06/2021 09h37
Está prevista para o dia 29 de março, data do aniversário de 313 anos de Curitiba, a inauguração na Câmara Municipal, do novo sistema de transmissão direta das sessões plenárias via Internet, a TV Online. Um dos objetivos listados pela administração do presidente João Cláudio Derosso (PSDB), que desde o primeiro mandato vem colocando o Legislativo municipal entre os mais avançados do país, nos setores de informatização e transparência administrativa.
De acordo com Carlos Niemeyer, diretor do setor de informática da CMC, o novo sistema que alia som e imagem via Internet vai revolucionar o acompanhamento das sessões plenárias possibilitando à população de Curitiba e do mundo, acesso direto e completo às informações do Legislativo. Os interessados que possuam banda larga terão um acesso mais garantido e com maior visibilidade.
As sessões que são realizadas às segundas, terças e quartas-feiras, entre 16 e 19 horas, aproximadamente, estarão disponíveis diretamente, e mais tarde, também com possibilidade de verificação sobre a gravação das últimas três. Mesmo nos casos de prorrogação, as transmissões serão mantidas.
Niemeyer adianta que o novo sistema prevê três câmeras. Uma de visão geral sobre o plenário, acompanhando o trânsito normal dos vereadores entre as bancadas; outra sobre a Mesa Executiva do plenário, que dirige os trabalhos e mais uma sobre a tribuna.
Atualmente, as sessões plenárias e solenes já podem ser acompanhadas através da rádio online que funciona por meio de uma adaptação do sistema interno de som à rede mundial de computadores, integrando o conteúdo do site, para divulgação do maior número de informações à comunidade. O acesso é facilitado através de um link na página inicial.
Para Derosso, “a TV Online será o marco pontual da modernização do Legislativo municipal, e um compromisso, da Câmara de Vereadores com seus eleitores, como reflexo da transparência pretendida desde o início”.