Câmara de Curitiba terá sessão preparatória na próxima segunda

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 20/12/2024 07h00, última modificação 21/12/2024 17h32
Com a diplomação, presidente Marcelo Fachinello convocou a sessão preparatória; atividade antecede a instalação da 19ª legislatura da Câmara de Curitiba.
Câmara de Curitiba terá sessão preparatória na próxima segunda

Sede da Câmara de Curitiba, Palácio Rio Branco recebe vereadores diplomados para a sessão preparatória. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Os vereadores eleitos para a 19ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reúnem na próxima segunda-feira (23), às 9 horas, no Palácio Rio Branco, para a sessão preparatória. Assinada pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode), a convocação foi publicada nessa quinta (19), após a cerimônia de diplomação, atendendo às normas regimentais.

Como o próprio nome da sessão já diz, a atividade prepara a Câmara de Curitiba para a instalação da próxima legislatura, que será feita às 14 horas do dia 1º de janeiro. Os ritos da sessão preparatória são estabelecidos pelo artigo 6º do Regimento Interno. Ela só pode ser agendada depois do ato de diplomação da Justiça Eleitoral e a convocação deve respeitar o prazo de 48 horas de antecedência.

Os novos vereadores de Curitiba se reunirão sob a presidência do mais votado, o jornalista Jasson Goulart (Republicanos), que obteve 21.684 votos no pleito de 6 de outubro. Caberá a ele designar um dos diplomados a compor a Mesa, na qualidade de secretário. Constituída a Mesa provisória, haverá a entrega dos diplomas emitidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e das respectivas declarações de bens.

Na sessão preparatória também é escolhido o orador, que irá discursar em nome dos demais parlamentares na sessão de instalação, dia 1º, logo após o compromisso legal. Formada por Goulart e o secretário designado por ele, a Mesa provisória dirigirá os trabalhos da Câmara de Curitiba entre a sessão de instalação e a posse dos membros da Mesa Diretora. A eleição será dia 2 de janeiro, às 14 horas

Em função da pandemia da covid-19, a última sessão preparatória foi realizada em formato on-line, no dia 18 de dezembro de 2020. Além de servidores da Casa, apenas a vereadora mais votada naquele ano, Indiara Barbosa (Novo), e o secretário Tito Zeglin (MDB), estavam no Palácio Rio Branco.

O YouTube da Câmara de Curitiba transmitirá a sessão preparatória, nesta segunda, assim como as cerimônias de instalação da próxima legislatura e a eleição da Mesa Diretoria, respectivamente, dias 1º e 2 de janeiro.

Quem são os vereadores da 19ª legislatura da Câmara de Curitiba?

A partir de 1º de janeiro de 2025, 20 das 38 cadeiras da Câmara de Curitiba terão como titulares estreantes no cargo. Os “novatos” são: Andressa Bianchessi (União), Bruno Rossi (Agir), Bruno Secco (PMB), Camilla Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Da Costa do Perdeu Piá (União), Delegada Tathiana (União), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), Jasson Goulart (Republicanos), João Bettega (União), Laís Leão (PDT), Lórens Nogueira (PP), Meri Martins (Republicanos), Olimpio Araujo Junior (PL), Professora Angela (PSOL), Rafaela Lupion (PSD), Renan Ceschin (Pode), Renata Bueno (PSD) e Tiago Zeglin (MDB) e Vanda de Assis (PT).

Os 18 vereadores reeleitos para a 19ª legislatura da Câmara de Curitiba são Amália Tortato (Novo), Angelo Vanhoni (PT), Beto Moraes (PSD), Eder Borges (PL), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Hernani (Republicanos), Indiara Barbosa (Novo), Leonidas Dias (Pode), Marcelo Fachinello (Pode), Marcos Vieira (PDT), Nori Seto (PP), Pier Petruzziello (PP), Professor Euler (MDB), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD), Tito Kuzma (PSD), Toninho da Farmácia (PSD) e Zezinho Sabará (PSD).