Câmara de Curitiba terá pregão para locar equipamentos de informática

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 13/07/2023 14h20, última modificação 31/07/2023 13h15
Pregão eletrônico, para atender a demanda interna pelo período de cinco anos, será realizado no dia 20 de julho.
Câmara de Curitiba terá pregão para locar equipamentos de informática

Pregão prevê o outsourcing de equipamentos como computadores desktop e notebooks. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza, no dia 20 de julho, às 9 horas, um pregão eletrônico para contratar uma empresa de outsourcing (locação) de equipamentos de informática pelo período de cinco anos. O edital 7/2023 prevê o fornecimento e a instalação, com direito à assistência técnica, de computadores desktop, de notebooks, de dock stations (duplicador de portas), de monitores, de teclados e de mouses, além do fornecimento de licenças de sistema avançado para a proteção contra vírus e outras ameaças (NGAV e EDR).

Os equipamentos locados deverão atender às demandas dos setores administrativos e dos gabinetes parlamentares, tanto para o sistema on-site (dentro da CMC) quanto para o teletrabalho dos servidores e vereadores. As propostas não podem ultrapassar o valor máximo anual de R$ 4.515.645,36. Os pagamentos, no entanto, serão mensais. Isto é, o valor estará sujeito à demanda do Legislativo e do número de equipamentos solicitados à empresa contratada, entregues em cada lote.

A justificativa do certame é que, ao contratar a nova solução, a Câmara terá uma redução de custos e garantirá a continuidade de suas atividades, “proporcionando aos usuários agilidade, qualidade e eficiência no desempenho das tarefas rotineiras”. “De acordo com a tabela de depreciação adotada por esta Casa Legislativa, baseada na Receita Federal, a taxa de depreciação anual de bens computadores é de 20%, ou seja, em cinco anos um computador poderá estar obsoleto”, acrescenta.

>> Leia também:
Licitações da CMC têm economicidade de 56,59% no semestre

Segundo a edição 2023 do IT Trends Snapshot, estudo com as tendências tecnológicas do mercado brasileiro, 82% das empresas já contrataram ou pretendem contratar serviços de tecnologia da informação (TI) no próximo ano. Em sua oitava edição, o levantamento conduzido pela Logicalis ouviu 123 executivos de TI do país. 

No caso dos computadores desktop e notebooks, o contrato atual de outsourcing dos equipamentos tem a vigência por um período máximo de 48 meses, sem a possibilidade de renovação, e termina no dia 27 de agosto. “Atualmente, estão em uso 443 computadores desktop e 206 notebooks, sem contar reservas do atual contrato. Todos possuem condições de uso, de forma que apenas ocorrerá a troca por ocasião do término do contrato”, cita o Termo de Referência.

O edital com as especificações dos equipamentos e outras informações estão disponíveis para consulta no Portal da Transparência da Câmara de Curitiba. A licitação 7/2023 será realizada exclusivamente pela internet, por meio do site www.compras.gov.br (código UASG 927631).


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba