Câmara de Curitiba sugere a revitalização do parque Barigui

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 31/10/2022 12h35, última modificação 31/10/2022 12h47
Outra indicação propõe que o cartão-transporte seja disponibilizado nas carteiras digitais.
Câmara de Curitiba sugere a revitalização do parque Barigui

Para Mauro Ignácio, o parque Barigui possui uma boa infraestrutura, mas pode avançar em alguns pontos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (31), uma indicação em que sugere ao Poder Executivo realizar estudos para a revitalização do parque Barigui a partir de sugestões coletadas com frequentadores do espaço. O Barigui, disse o autor da proposição, Mauro Ignácio (União), é “o maior parque de Curitiba, e também o mais frequentado” (205.0318.2022).

O vereador avalia que o parque já conta com uma boa infraestrutura, a exemplo da pista de patinação, mas pode receber melhorias. Para Ignácio, o parque Barigui precisa, por exemplo, de mais banheiros e bebedouros; da demarcação das vagas de estacionamento; do alargamento da ponte de madeira próxima à avenida Manoel Ribas; e de mais câmeras de videomonitoramento, aumentando a segurança dos frequentadores.

Outra ideia é implantar um posto de informações voltado à orientação de turistas e demais frequentadores sobre a estrutura do parque e sobre questões relativas à mobilidade e eventos. “Sugere-se ainda a criação de espaço para depósito e devolução de achados e perdidos, bem como para o fornecimento de pulseiras para a identificação de crianças e pets”, completa a proposição.

Cartão-transporte
O plenário também aprovou, nesta segunda, sugestão ao Executivo com a justificativa de facilitar a compra de créditos do cartão-transporte de Curitiba (205.00319.2022). A ideia, apresentada por Rodrigo Marcial (Novo), é que o sistema também seja ofertado em plataforma online, por meio das chamadas carteiras digitais.

“Além de cadastrar cartões bancários para pagamento, é possível incluir cartões de transportes, cartões de embarque para voos e ingressos de shows e eventos diversos, dispensando, assim, o pagamento físico”, explica. A proposição diz que plataformas como as do Google e da Apple já estão disponíveis no Brasil e “têm se tornado cada vez mais populares, visto que facilitam muito o processo de pagamento online e físico, além de [dar] maior segurança para as compras online”.

Além do benefício ao usuário, a indicação diz que a medida traria economia ao Executivo, por reduzir a quantidade dos cartões físicos emitidos. Outro ponto seria reforçar o posicionamento de Curitiba como uma cidade inteligente, já que seria o primeiro município brasileiro a adotar o sistema. “Cidades expoentes no exterior já estão utilizando a tecnologia. Podemos citar São Francisco, Washington DC, Los Angeles, Chicago, Nova Iorque e Hong Kong, entre outras.”

Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações são uma manifestação legal dos vereadores, referendadas em plenário, mas não são impositivas. Cabe ao Executivo avaliar e acatar, ou não, tais propostas. As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.