Câmara de Curitiba retoma Tribuna Livre, espaço democrático de debates

por Higor Paulino*, especial para a CMC — publicado 02/02/2021 23h45, última modificação 02/02/2021 23h45
Atividade volta ser promovida pela CMC após intervalo de 2 anos. Tema da vez será a “saúde e alimentação dos celíacos”.
Câmara de Curitiba retoma Tribuna Livre, espaço democrático de debates

Espaço democrático, a Tribuna Livre confere a representantes de movimentos ou instituições a oportunidade de debaterem temas da vida pública curitibana em sessões da CMC. Foto: Rodrigo Fonseca/CMC.

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), confirmou durante o pequeno expediente desta terça-feira (02) a retomada da Tribuna Livre, espaço democrático previsto no Regimento Interno. A atividade está marcada para sessão de quarta-feira (03).

Debates como esses contam com a presença de representantes de movimentos ou instituições, e não aconteciam desde 2019 no legislativo da cidade. Para Kuzma, o retorno é “importante e oportuno”.

O tema que marcará a volta das Tribunas Livres na Câmara de Curitiba será a “saúde e alimentação dos celíacos”, por iniciativa (076.00001.2021) do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania). A presidente da Associação de Celíacos do Paraná (Acelpar), Ana Claudia Cendofanti, será a convidada.

“Ela vai falar sobre a doença celíaca, que é causada pela intolerância ao uso do glúten, que é um produto presente em todos os farináceos, como farinha de trigo, pães, enfim, quase todos os produtos que a gente consome levam essa substância glúten”, explicou Herivelto.

Sobre a Tribuna Livre

Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é prevista no Regimento Interno da CMC. A atividade ocorre às quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta.

As discussões são sugeridas pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa para falar sobre o tema escolhido. A atividade poderá ser acompanhada em tempo real, pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook ou no Twitter.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: Filipi Oliveira.