Câmara de Curitiba reconhece trabalho de servidores aposentados

por Marcio Silva publicado 20/08/2021 16h05, última modificação 20/08/2021 16h34
Mesa Diretora da CMC e aposentados trocaram experiências sobre o serviço público
Câmara de Curitiba reconhece trabalho de servidores aposentados

Servidores relembraram, no plenário do Palácio Rio Branco, os anos de trabalho prestados na Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta quinta-feira (19), um grupo de servidores aposentados da instituição. O encontro, que serviu como uma forma de reconhecimento a quem dedicou grande parte de sua vida à CMC, é uma parceria com a Associação de Servidores (ASCMC) e o Sindicato de Servidores do Legislativo (SindiCâmara).

“Foi um momento agradável, para agradecer a estas pessoas, pelo serviço que prestaram a Curitiba, e conhecer um pouco mais sobre a história delas e como estão agora”, declarou o presidente Tico Kuzma (Pros). Além de um bate-papo na sala da presidência, os convidados receberam presentes da ASCMC e um diploma de reconhecimento.

Terezinha Pierin Ernsen, que se aposentou em 1996 como redatora, diz que a Câmara foi para ela como uma mãe. “Eu fiz concurso em 1970 e ainda não tinha nem completado 18 anos. O presidente à época era o Edgar Pimentel e eu tive que esperar a maioridade para tomar posse”, relembra Terezinha, que está com 70 anos, é nascida na Lapa e atualmente reside em Curitiba.

“Se eu vejo alguém falar mal da Câmara eu brigo”, completa, ao contar ter muito carinho pela instituição onde trabalhou durante 37 anos. “Eu tiro o chapéu cem vezes para esta administração. Foi uma iniciativa inédita, foi maravilhoso, acho que eu nunca senti uma alegria assim”, completou.

Outro aposentado que participou do encontro foi Arthur Miranda Junior, mais conhecido como Leleco. “Foi uma satisfação retornar. O pessoal às vezes esquece dos aposentados, mas eu considero a Câmara como a minha segunda casa”, confessa. O servidor, que a maior parte da carreira atuou como contador, conta que ingressou no serviço público municipal em 1965, na Prefeitura de Curitiba, na função de numerário, e que posteriormente foi incorporado ao Legislativo.



Com excelente memória, Leleco, aos 76 anos de idade, relembra o nome de todos os presidentes da Câmara enquanto trabalhou na instituição. “Minha vida foi construída aí, tudo que eu tenho é graças ao meu serviço na Câmara. Meus bisavós eram escravos e meu avô só não foi escravo por causa da Lei do Ventre Livre. Meu pai foi uma pessoa com pouco estudo, um humilde servidor público do estado do Paraná e, por meio do meu trabalho na Câmara,  fui reconhecido como uma das personalidades negras de destaque no estado”, diz orgulhoso.

Ele completa: “o dia em que eu desaparecer meu nome vai continuar; e graças a Deus eu tenho um nome, graça à Câmara de Curitiba, então é um orgulho muito grande. Aí eu conheci muitas pessoas, inclusive governantes, como o Jaime Lerner e o José Richa”, relembra.

Parceria
De acordo com Ubiratan da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba, a ideia é que esses encontros sejam rotineiros, com o objetivo de fortalecer os vínculos da administração com os servidores, pois, segundo ele, cada aposentado é um embaixador da CMC. “Eu diria que uma dívida que estava em aberto foi paga. Eles [servidores] passaram vários anos aqui e muitos nunca tinham ouvido um muito obrigado. Mas esse agradecimento agora veio, e de uma forma especial, do presidente da Casa e demais vereadores da Mesa”.

Representando a Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba, Hamilton Junior relata ter sido um momento de troca entre os participantes, com os aposentados podendo contribuir com a atual gestão, trazendo um pouco de suas experiências ao longo de décadas no serviço público. “Foi também uma forma de homenagear em vida estas pessoas, que tanto se dedicaram para a cidade de Curitiba”.

Também participaram do encontro os servidores aposentados: Adriana Mion Martins, técnica administrativa; Relindo Schlegel, contador; e Rene Ferri, técnico administrativo.

Ainda estiveram na reunião os vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade), vice-presidente da Casa; Flávia Francischini (PSL), primeira-secretária; e Professora Josete (PT), segunda-secretária da Mesa; a diretora geral da CMC, Jussana Marques; e a diretora de Gestão de Recursos Humanos, Amanda Moreno.

Clique AQUI para acessar o álbum de fotos no Flickr da CMC.