Câmara de Curitiba recebeu alunos de 29 escolas em 2023
As visitações a CMC para o ano de 2024 podem ser agendadas através de formulário eletrônico. (Foto: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abriu suas portas para receber em 2023 a visita de 1.355 pessoas. Grande parte dos visitantes foram alunos de escolas locais que tiveram a oportunidade de conhecer o dia a dia da CMC. O programa de visitação é coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel e tem como objetivo aproximar a Câmara de Vereadores da sociedade, além de contribuir com a educação política dos cidadãos.
De cada cinco visitantes que a CMC recebeu em 2023, quatro eram jovens com idades entre 7 e 18 anos. Para esses 1.186 jovens, foram organizadas 44 visitas guiadas pelo Legislativo, que seguem um roteiro especial. Primeiro, os visitantes passam pelo Palácio Rio Branco, prédio histórico onde são realizadas as sessões plenárias, seguindo para as demais instalações do Legislativo, como a sala das comissões, gabinetes dos vereadores e o auditório do anexo 2, que recebe as audiências públicas.
Durante visitas, alunos participaram das atividades parlamentares
Em uma dessas oportunidades, os estudantes do curso de administração do Grau Técnico Portão aproveitaram a visita à Câmara de Curitiba para participar da consulta pública da Lei Orçamentária Anual para 2024. Já os alunos da Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D'Elboux, durante uma das sessões plenárias do ano, realizaram a leitura de uma carta para os vereadores em comemoração ao Dia Nacional da Natureza.
Em novembro, uma carta intitulada “O sonho de adiar o fim do mundo e ajudar a humanidade” foi entregue aos vereadores de Curitiba pelos alunos da Escola Municipal Nympha Maria da Rocha Peplow. Nela, eles fizeram vários pedidos para minimizar os impactos das mudanças climáticas e, em resposta aos jovens, a CMC aderiu ao projeto Jardins de Mel, adotando colmeias de abelhas sem ferrão, que agora estão ao lado do prédio histórico. Em geral, as visitas de escolas à CMC fazem parte de atividades das disciplinas de Geografia e História.
Outras visitas à Câmara de Curitiba em 2023
As instituições de ensino terem sido a maioria das visitas em 2023 à Câmara de Curitiba não significa que elas foram as únicas. Durante o ano passado, o Legislativo da capital do Paraná recebeu também comitivas de outras cidades, inclusive de fora do Brasil, participantes de congressos técnicos e grupos interessados em saber mais sobre a história da cidade de Curitiba. Foram 75 parlamentares e servidores de outros legislativos, mais 94 cidadãos que preencheram o formulário eletrônico para conhecer a CMC.
Não pode vir pessoalmente à CMC? Outra maneira de visitar a CMC é por meio do Tour Virtual. A ferramenta on-line percorre as mesmas instalações que a visita guiada, com a diferença que você pode “andar” livremente pelo Legislativo, caçando as informações dispostas nos objetos do percurso. Nesse sentido, o Tour Virtual é uma opção para aulas de educação política e de cidadania, somando-se aos outros recursos pedagógicos disponíveis na seção Câmara na Escola e Nossa Memória.
Saiba como agendar uma visita à Câmara de Vereadores de Curitiba
As visitas à CMC duram em média uma hora e meia e são acompanhadas por servidores da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Apesar de a maior parte dos agendamentos ser feita por instituições de ensino, o programa atende a outros grupos, como comitivas de outras cidades (até mesmo de fora do Brasil), participantes de congressos e turmas da melhor idade. São proibidos, apenas, o porte de armas e a entrada com bebidas alcoólicas, objetos que possam causar lesões ou ferimentos e, para crianças a partir de 10 anos, o uso de chinelos, bermudas e shorts.
As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, tanto pela manhã quanto no período da tarde. Para realizar o agendamento, basta preencher um formulário online no site institucional.
Escola Maria Mochel
A Escola do Legislativo foi criada em 2013 para a promoção de ações visando à capacitação técnica e profissional de parlamentares e de servidores da Câmara de Curitiba. Em 2023, foi batizada como Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel.
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba