Câmara de Curitiba recebe ministro-conselheiro do Haiti
O ministro-conselheiro da Embaixada do Haiti no Brasil, Jean-Bernard Dejean, visitou, na sessão desta segunda-feira (15), a Câmara Municipal de Curitiba. Na cidade para prestigiar a comemoração do Dia da Bandeira, 18 de maio, celebrado nesse domingo (14) no Memorial de Curitiba, ele agradeceu o apoio da cidade à comunidade de seu país. “Os haitianos são imigrantes novos no país. São pessoas corajosas, que querem trabalhar com ética, dignidade e respeito”, declarou.
Dejean foi recebido no Legislativo de Curitiba a convite dos vereadores Goura (PDT) e Professora Josete (PT), que estiveram na festa do Dia da Bandeira do Haiti. A comemoração, destacou a parlamentar, “é uma das datas mais importantes que eles têm, porque marca a independência do país [da França, há 213 anos]”. “O ministro atua em Brasília e veio a Curitiba para acompanhar as atividades da Associação para a Solidariedade dos Haitianos no Brasil [ASHBRA]”, afirmou.
Josete também falou sobre o número de imigrantes do Haiti em Curitiba e o trabalho da Igreja Católica para seu acolhimento. “Sabemos que eles vêm em uma situação difícil. É necessário aprofundar esta construção de solidariedade entre os brasileiros, os haitianos e todos os migrantes da América Latina. Sabemos que temos desafios grandes pela frente”, continuou. Goura acrescentou: “Quero reforçar as palavras da vereadora, do olhar aos migrantes. Que não haja espaço ao racismo em nossa cidade”.
Presidente e vice-presidente da ASHBRA, Laurette Bernardin e Berthony Pierre acompanharam o ministro-conselheiro. A associação foi declarada de utilidade pública municipal por meio da lei 14.922/2016, de iniciativa do então vereador Paulo Salamuni (PV). Segundo dados de setembro do ano passado, Curitiba e região metropolitana tinham 5 mil imigrantes haitianos, 300 deles na rede municipal de ensino (leia mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba