Câmara de Curitiba recebe comitiva de Goyang, da Coreia do Sul
A comitiva veio para a capital paranaense com interesse em conhecer mais sobre o planejamento urbano, o transporte público e as ações voltadas ao meio ambiente. (Foto: Márcio Silva/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta sexta-feira (21), a visita de uma comitiva de Goyang, da Coreia do Sul. Única autoridade presente no grupo, o prefeito da cidade, Dong Hwan Lee, foi recebido pelo presidente do Legislativo, Marcelo Fachinello (Pode). Representante da Prefeitura de Curitiba, o chefe de Assuntos Internacionais, Rodolfo Zannin Feijó, acompanhou a visita.
A comitiva veio para a capital paranaense com interesse em conhecer mais sobre o planejamento urbano, o transporte público e as ações voltadas ao meio ambiente. Na Câmara de Curitiba, os visitantes coreanos conheceram o Palácio Rio Branco e a exposição “Muitas Casas, Uma História”, que conta a história das diferentes sedes da CMC, e trocaram experiências com o presidente Fachinello sobre os programas e projetos urbanísticos de Curitiba e de Goyang.
O vereador agradeceu a visita do prefeito Dong Hwan Lee e relembrou que a última vez em que Curitiba enviou uma comitiva à Coreia do Sul foi em 2022, para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras. O evento reuniu 129 cidades associadas de todos os continentes para debater o futuro da educação e apresentações de boas práticas. E em 2024, foi Curitiba que sediou uma edição do mesmo evento internacional, que contou com presença de várias delegações estrangeiras, entre elas a da cidade coreana de Andong, que fica na província de Gyeongsang.
Fachinello ainda lembrou que, em 2023, a Câmara de Curitiba recebeu o cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo, Insang Hwang; neste ano, durante a Smart City Expo Curitiba - evento global que reúne gestores públicos, empresas, universidades e sociedade civil para apresentar soluções inovadoras e debater experiências em tecnologia e sustentabilidade - a cidade também recebeu a visita do prefeito de Suwon, da Coreia do Sul, cidade-irmã da capital paranaense (lei municipal 13.155/2009).
Além da troca de experiências sobre planejamento urbano, transporte público e meio ambiente, o presidente da Câmara e o prefeito de Goyang, Dong Hwan Lee, trocaram presentes alusivos aos símbolos de Curitiba e da cidade coreana. O gestor coreano foi convidado pelo vereador a voltar a Curitiba, em 2025, para próxima edição da Smart City Expo Curitiba.
Na comitiva, além do prefeito também fizeram parte Doyoun Lee, diretor executivo; Heejin Cho, líder de equipe; Soonyoung Park, especialista; Junseop Lee, diretor; Yunkyung Choi, líder de equipe; Hankyo Lim, especialista; Hyoungsik Shin, líder de equipe; Gyeonghwan Kim, oficial; Myoungsoo Lim, repórter; Willian Park, tradutor. Hoje, o grupo ainda visitou o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), onde assinaram um protocolo de intenções para futuras cooperações, e iria visitar a Urbs (Urbanização de Curitiba), para conhecer a gestão do transporte público da cidade.
Panorama de Goyang e da Coreia do Sul
A Coreia do Sul tem como capital a cidade de Seul e é uma república presidencialista. Seu PIB é de mais de U$ 1 trilhão (2022) e a população ultrapassa 51 milhões de pessoas. Localizada na província de Gyeonggi, Goyang é uma cidade da Área Metropolitana de Seul e tem 1,08 milhão de habitantes. Ela ficou conhecida internacionalmente por construir um centro de cidades inteligentes que é referência na Coreia. Goyang também tem uma extensa área verde, como o Ilsan Lake Park, e tradicionalmente é um local que reúne eventos internacionais. A Coreia do Sul é o 12º parceiro comercial do Brasil no mundo, além de importante investidor na economia brasileira. Em 2023 o comércio bilateral foi da ordem de USD 10,45 bilhões.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba