Câmara de Curitiba realiza entrega de Votos de Congratulações e Aplausos
Em sessão solene, a CMC promoveu a entrega de Votos de Congratulações e Aplausos. A iniciativa foi do vereador Nori Seto. (Fotos: Claudio Sehnem/CMC)
Nesta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu a entrega do Prêmio João Crisóstomo Arns e de Votos de Congratulações e Aplausos para personalidades, empresas e associações que se destacaram por sua atuação em Curitiba. A iniciativa da homenagem foi do vereador Nori Seto (PP).
Compuseram a mesa: Nori Seto (PP), proponente das homenagens; Everson Takayama, presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba; Dirceu de Matos, administrador da Regional Santa Felicidade; Amanda Lesk, representando a deputada estadual Maria Vitória; Emi Nori de Andrade, representando Ricardo Barros, secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná. O evento teve a participação de Luana Girl (saxofone tenor) e Daniel Stenk (Sax alto), integrantes da Orquestra Sinfônica Bento Mossurunga, do Colégio Estadual do Paraná.
Assista à sessão solene no canal da CMC no YouTube
Grupo seleto em um universo de 1,8 milhão de habitantes e 400 mil empresas
Nori Seto iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e declarando ser uma honra promover esta sessão solene de entrega de Votos de Congratulações e Aplausos e do Prêmio Crisóstomo Arns e pessoas, entidades e empresas que fazem a diferença em Curitiba. De acordo com ele, além dos vereadores promoverem a fiscalização dos atos do Poder Executivo Municipal e terem a prerrogativa de propor projetos de lei em benefício da cidade, também lhes cabe o reconhecimento e a valorização por meio de prêmios a pessoas e entidades que contribuam de forma positiva para o desenvolvimento da cidade. A escolha dos nomes, segundo o parlamentar, passou pelo aval dos vereadores, que os aprovaram de modo unânime.
“Pode ser uma coisa simples, na visão de muita gente, mas levando-se em consideração o momento de polarização política, de intolerância e guerra ideológica que estamos vivendo e, também pensando na diversidade representativa dos 38 vereadores de Curitiba, a aprovação dos nomes escolhidos é motivo de comemoração, além do reconhecimento ao trabalho e à atuação de cada um de vocês”, disse Nori Seto. Para ele, todos os homenageados têm se esforçado no sentido de oferecer o seu melhor e sempre buscando o aprimoramento constante.
“Se não pudermos imaginar o futuro que queremos criar, nós nunca vamos chegar lá”, disse Nori Seto, citando uma frase de seu pai, o desenhista Cláudio Seto. “Os homenageados dessa noite não escolheram os caminhos mais fáceis para chegar aos seus destinos. Pelo contrário, enfrentaram muitas dificuldades e obstáculos inesperados, mas souberam contornar com resiliência, garra e determinação e, com muita sabedoria, souberam criar caminhos para atingir os objetivos que se propuseram”, afirmou o vereador. Ele concluiu frisando que os homenageados compõem um grupo seleto, na medida que são 12 pessoas e entidades em um universo de 1,8 milhão de habitantes e aproximadamente 400 mil empresas curitibanas.
É muito gratificante presenciar um grupo de vencedores
Everson Takayama, presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, esclareceu que a entidade tem por finalidade preservar toda a bagagem cultural trazida pelos imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil há 116 anos. “A associação promove eventos de impacto positivo para a cidade, como o Festival da Imigração Japonesa e o Festival da Primavera. Participamos do Festival Folclórico de Etnias do Paraná, realizado anualmente no Teatro Guaíra”, disse Takayama. De acordo com ele, a associação também oferece oficinas gratuitas na Praça do Japão, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. Ele ainda lembrou que, em 2025, haverá a comemoração dos 130 anos da relação de comércio entre Brasil e Japão.
Dirceu de Matos, administrador da Regional Santa Felicidade disse que é muito gratificante presenciar um grupo de vencedores. “Ninguém vence sem luta e trabalho. Há aqueles que acreditam que a luta significa derrotar pessoas. Essa espécie de pensamento não combina com a cidade de Curitiba, a mais inteligente do mundo”, afirmou Dirceu.
Amanda Leska, representando a deputada estadual Maria Victoria, exaltou a iniciativa do vereador Nori Seto. “Fico muito feliz e grata ao ver o reconhecimento a essas pessoas, entidades e empresas, algumas das quais sou cliente. A escolha dos seus nomes pelo vereador Nori, conhecido pela sua dedicação e trabalho, revela que vocês representam os mesmos valores, os mesmos ideais e o compromisso com a cidade de Curitiba”, disse Amanda.
“Hoje, celebramos a dedicação e o impacto positivo trazido pela atuação de cada um dos agraciados a nossa cidade”, disse Emi Luani Andrade, representando Ricardo Barros, secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná. De acordo com ela, o secretário reitera o compromisso de valorizar as iniciativas e ações de indústrias, comércio e serviços, “Que essa homenagem inspire ainda mais as conquistas e reforce a importância de cada um de vocês”, disse Emi.
Homenageados
Prêmio João Crisóstomo Arns – Angela Cristina Piotto. Professora formada em magistério pelo Colégio Marista Santa Maria, onde trabalhou por 22 anos. Em 2000, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Dois anos depois, ingressou na rede municipal de ensino via concurso público. Em 2019, assumiu a função de coordenadora na Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, exerce a chefia do Núcleo Regional de Educação da Cidade Industrial de Curitiba, que é formada por 75 unidades educacionais, sendo a maior do município. Ao todo, Angela Piotto atua na educação há 42 anos.
L. Perna, Comissária de Avarias. Fundada em 1981 pelo casal Luis de Oliveira Perna e Maria do Rocio Perna, a L. Perna é uma empresa especializada na prestação de serviços de vistoria, regulação, assistência e consultoria para seguradoras, segurados, importadores, exportadores e agentes do comércio internacional, com foco nos ramos de seguros de transportes.
Takashi Miura. Engenheiro, trabalhou 42 anos na Universidade Federal do Paraná (UFPR) como gerente de Engenharia Elétrica da Cidade Universitária e, depois, como superintendente. Destacou-se também na área cultural, participando de vários concursos paranaenses e brasileiros da canção japonesa. Em 1991, foi diretor de eventos do Nikkei Clube, quando teve início a realização do Imin Matsuri e o Hana Matsuri, em Curitiba.
Levi Colchões. Em 1997, Levi Nogueira e família chegaram à Curitiba e abriram a Levi Móveis e Eletros no bairro São Braz. Em 2013, Levi teve problemas de saúde e a empresa passou a ser administrada pelos filhos. Sete anos depois, a loja passou a se chamar Levi Colchões e se especializou na venda de colchões e estofados. Atualmente, a empresa também se dedica à fabricação desses produtos.
CEI Espaço Infantil. Inaugurado em 1994 no bairro Água Verde, a escola se dedica ao desenvolvimento integral das crianças. Em todos esse anos, o corpo diretivo e docente atuou não apenas na condição de educadores, mas também como parceiros e guias, proporcionando um ambiente amoroso, estimulante e seguro para as crianças.
Academia Red Black Belt. Há dez anos, a academia foi aberta para ensinar artes marciais: muai thay e taekwondo olímpico. Além de suas atividades habituais, a academia também promove ensino para a comunidade, como, por exemplo, um curso de autodefesa para mulheres. Alunos já venceram vícios como cigarros e drogas ou diminuíram quadros de ansiedade, estresse e depressão. Recebem a homenagem Luis Santos, Camila Santos e Rafaela Santos, de 6 anos.
Associação Paranaense de Criadores de Bovinos (APCBRH). Representada pelo presidente João Guilherme Brenner. A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) é uma entidade sem fins lucrativos. Desde sua fundação, em 27 de março de 1953, trabalha intensamente no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, fornecendo soluções e resultados positivos em diversas áreas, como melhoramento genético e gestão de rebanhos. A APCBRH valoriza os criadores, monitorando e disponibilizando informações e indicadores da qualidade do leite em benefício dos produtores, indústrias e consumidores.
Óticas São Braz – Nelson Bruno. Em 2002, inaugurou seu laboratório óptico e, seis anos depois, fundou a primeira unidade da Ótica São Braz em companhia da filha Cristiane. Em 2018, foi inaugurada a segunda unidade no bairro Orleans e, em 2021 Cristiane e seu marido Leomir Stival inauguraram mais uma loja na região. No ano seguinte, o genro Leandro Monteiro juntou-se ao grupo empresarial para trabalhar com a filha Poliane.
Vambora Viajar – Arles Ximenes, Priscila Ximenes e o diretor de imagens Cristiano Dolinski. Em 2021, criaram um canal de vídeos para levar ao público o cotidiano de um casal de viajantes. Em 2023, o programa foi aprovado em 1º lugar pela Secretaria da Comunicação do Paraná, para ser veiculado na programação da Paraná Turismo, adotando o slogan “Vambora Viajar”. O programa, que já tem 50 episódios, divulga a cultura paranaense, estimulando o turismo.
Yuichi Oshima. Engenheiro, foi responsável por mais de 1,5 mil projetos estruturais de edifícios residenciais, industriais e rodoviários. Destaca-se também na área cultural. Em 1989, foi diretor de Karaokê da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). Em 1999, exerceu a vice-presidência cultural do Nikkei Curitiba, tendo coordenado muitos festivais. Oshima é um destacado intérprete da canção japonesa.
Geração Alternativa Rock Clube – Fabiano Cardoso da Silveira (presidente). Fã-clube oficial do cantor e compositor baiano Raul Seixas, foi fundado em Curitiba no ano de 1990. A entidade promove muitas ações, como a excursão anual para a Maluco Beleza Festa, na cidade de Castro (PR), e caravanas para a passeata anual realizada sempre no dia da morte de Raul Seixas (21 de agosto), além de ações de fomento à memória do ídolo.
Depil House – Maria Antonieta Lessa Ribeiro. Fundada em 1984 pela empreendedora Maria Antonieta Lessa Ribeiro, com apoio dos atuais franqueadores, Paulo e Patrícia, a Depil House está comemorando 40 anos de fundação. Após muitas experiências, Maria Antonieta aperfeiçoou uma técnica que possibilitou que a marca se tornasse uma grande rede. Ao todo, são 14 franqueados e 300 profissionais atuando no Paraná e em Santa Catarina. Hoje, a rede de franquias é referência em procedimentos de depilação, estética e salão de beleza.
Veja fotos da sessão solene no Flickr da CMC
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba