Câmara de Curitiba promove 5 audiências públicas nesta semana

por Fernanda Foggiato — publicado 24/05/2021 10h30, última modificação 25/05/2021 09h26
Além das prestações de contas do SUS e das finanças da capital, a Casa terá debates sobre o combate à violência contra crianças e adolescentes, a Guarda Municipal e a educação infantil.
Câmara de Curitiba promove 5 audiências públicas nesta semana

A população pode acompanhar e participar dos debates pelas redes sociais da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, ao longo desta semana, cinco audiências públicas, sobre diferentes temas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Casa. A primeira atividade, a partir das 15h30 desta segunda-feira (24), tem como tema a construção de políticas públicas para o combate à violência infantil contra crianças e adolescentes (saiba mais). Alusiva ao Maio Laranja, campanha que na semana passada foi mote da Tribuna Livre do Legislativo, a discussão foi proposta pelos vereadores Nori Seto (PP) e Sargento Tânia Guerreiro (PSL). 

Na manhã desta terça-feira (25), em audiência pública durante a sessão plenária, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, apresenta o balanço quadrimestral da pasta. Vereadores têm cobrado, nas últimas semanas, explicações do Poder Executivo sobre as medidas restritivas de enfrentamento à pandemia, como o fechamento do comércio aos sábados, e o ritmo de vacinação. O debate é organizado pela Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da CMC, presidido por Noemia Rocha (MDB). 

Nesta quarta-feira (26), audiência de prestação de contas quadrimestral, também pela manhã, durante a sessão plenária, tem como tema as finanças do Município e da Câmara de Curitiba. O relatório do Executivo será apresentado pelo secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi. Do Legislativo, pela diretora contábil-financeira, Aline Bogo. A coordenação da atividade cabe à Comissão de Economia Finanças e Fiscalização, presidida por Serginho do Posto (DEM).

Ainda nesta quarta, em audiência pública de iniciativa de Professor Euler (PSD), a Câmara discute o trabalho da Guarda Municipal durante a pandemia da Covid-19 (leia mais). Com a participação de representantes da categoria e do poder público, a atividade terá início às 16 horas. 

Na agenda da próxima sexta-feira (28), audiência pública debate o acesso à educação infantil (407.00019.2021). Proposta por Carol Dartora e Professora Josete, ambas do PT, atividade terá início às 14h30. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal da Educação (SME), do Conselho Municipal de Educação e do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR), dentre outras entidades. 

As audiências públicas, assim como as sessões plenárias e reuniões das comissões, têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.