Câmara de Curitiba presta solidariedade ao Rio Grande do Sul
Em solidariedade às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tomou a iniciativa de, entre os dias 9 e 11 de maio, iluminar seu prédio histórico, o Palácio Rio Branco, nas cores verde, vermelha e amarela, em alusão à bandeira desse estado, sinalizando o apoio dos curitibanos ao povo gaúcho. A CMC coordenou um dos pontos de arrecadação de mantimentos para as vítimas das inundações.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 470 municípios gaúchos foram atingidos pelas inundações nas últimas semanas. As fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que causaram alagamentos e desabamentos, afetaram mais de 2 milhões de pessoas. Atualmente, 47 mil gaúchos estão nos abrigos e cerca de 500 mil estão desalojados. Mais de 77 mil pessoas tiveram que ser resgatadas pelas forças de segurança pública e voluntários, neste que já é tido como um dos maiores desastres ambientais do país.
Câmara de Curitiba apoiou campanha sobre adrenoleucodistrofia
O Palácio Rio Branco iluminou-se de verde nos dias 5 a 7 de maio em alusão ao Dia da Conscientização da Adrenoleucodistrofia, uma doença genética rara que afeta principalmente os homens. No Paraná, esta data é celebrada em 7 de maio. A iniciativa de iluminar o prédio histórico da Câmara de Curitiba partiu da vereadora Amália Tortato (Novo).
A adrenoleucodistrofia (ALD) é uma doença genética rara que afeta a bainha de mielina, podendo apresentar diferentes formas de acordo com a idade de início e a gravidade dos sintomas. Os sinais e sintomas podem variar, podendo surgir na infância ou na vida adulta, com a progressão da doença e os órgãos afetados também variando entre os pacientes. A ALD pode causar demência, perda de visão e audição, problemas de movimento e insuficiência adrenal.
Dia Internacional da Talassemia é lembrado em Curitiba
O Dia Internacional da Talassemia, celebrado em 8 de maio, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em colaboração com a Associação de Talassemia (TIF). A iniciativa de iluminar a sede da Câmara de Curitiba com a cor vermelha, nesse mesmo dia, partiu da parlamentar Amália Tortato (Novo), em conjunto com a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta).
A Talassemia é um distúrbio genético que afeta a produção de hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Isso resulta em uma diminuição na quantidade de glóbulos vermelhos saudáveis, causando anemia crônica. Os sintomas podem variar de leves a graves, e o tratamento frequentemente envolve transfusões de sangue, medicação e, em casos graves, transplante de medula óssea.
Com iluminação especial, CMC apoia conscientização sobre fibromialgia
A pedido da vereadora Professora Josete (PT), o Palácio do Rio Branco foi iluminado de roxo nos dias 12 e 13 de maio, em apoio ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. A data passou a ser celebrada em novembro de 2021, quando uma lei federal estipulou a data de 12 de maio para a realização de atividades de conscientização sobre a condição de saúde.
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor crônica generalizada e sensibilidade aumentada em várias partes do corpo. Além da dor, os sintomas também podem incluir fadiga, distúrbios do sono, dificuldades cognitivas e emocionais. É uma condição complexa e muitas vezes debilitante, cuja causa exata ainda não é totalmente compreendida.
Campanha contra o abuso e exploração infantil tem apoio da CMC
Nos dias 17 e 18 de maio, a Câmara de Curitiba foi iluminada com a cor laranja em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa partiu da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) para conscientizar sobre a proteção dos jovens contra esse grave problema social.
“A data é de extrema importância para conscientizar sobre esse grave problema e ressaltar a necessidade de proteger os jovens contra qualquer forma de abuso ou exploração sexual. É um momento crucial para destacar a importância da prevenção, da educação e do apoio às vítimas, além de mobilizar a sociedade para denunciar e combater essas práticas”, registrou a parlamentar em plenário.
Dignidade menstrual: CMC teve iluminação especial no 28 de maio
A pedido da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), o Palácio do Rio Branco foi iluminado de vermelho em apoio ao Dia Internacional da Dignidade Menstrual, comemorado em 28 de maio. A data serve para promover a conscientização sobre os desafios enfrentados por meninas e mulheres que menstruam em todo o mundo.
O objetivo da campanha apoiada pela CMC é eliminar o estigma e a vergonha associados à menstruação, garantindo acesso a produtos menstruais, educação menstrual e cuidados de saúde adequados. A data representa uma oportunidade para defender a dignidade, os direitos e o bem-estar das mulheres em todas as fases de suas vidas.
Reconhecimento ao Dia do Defensor Público
Em comemoração ao Dia do Defensor Público, a presidência da Câmara de Curitiba adotou a cor verde em sua sede no dia 19 de maio. A Defensoria Pública atua na promoção do acesso à justiça para aqueles que não podem pagar por serviços jurídicos. Eles representam pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, garantindo que tenham acesso à justiça e recebam assistência adequada.
Dia Mundial sobre a Doença Celíaca é lembrado na CMC
Após pedido do vereador Bruno Pessuti (Pode), a Câmara de Curitiba foi iluminada de verde em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, celebrado no dia 16 de maio. Na capital do Paraná, a lei municipal 15.648/2020 instituiu a Semana de Conscientização da Doença Celíaca, a ser comemorada simultaneamente à data internacionalmente reconhecida.
Câmara de Curitiba homenageia independência do Paraguai
A pedido do Consulado do Paraguai, a sede da Câmara de Curitiba foi iluminada com as cores vermelha, branca e azul, representando a bandeira do país vizinho, em celebração ao 213º aniversário da Independência da República do Paraguai, nos dias 14 e 15 de maio, em alusão à independência da Espanha, em 1811.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Maria Elvira Monteiro, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba