Câmara de Curitiba presta solidariedade ao Rio Grande do Sul

por Maria Elvira Monteiro*, especial para a CMC — publicado 01/06/2024 09h00, última modificação 31/05/2024 19h31
Palácio Rio Branco foi iluminado com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul em sinal de solidariedade ao povo gaúcho.
Câmara de Curitiba presta solidariedade ao Rio Grande do Sul

Cores do Rio Grande do Sul iluminaram sede da Câmara de Curitiba em maio. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Em solidariedade às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tomou a iniciativa de, entre os dias 9 e 11 de maio, iluminar seu prédio histórico, o Palácio Rio Branco, nas cores verde, vermelha e amarela, em alusão à bandeira desse estado, sinalizando o apoio dos curitibanos ao povo gaúcho. A CMC coordenou um dos pontos de arrecadação de mantimentos para as vítimas das inundações.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 470 municípios gaúchos foram atingidos pelas inundações nas últimas semanas. As fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que causaram alagamentos e desabamentos, afetaram mais de 2 milhões de pessoas. Atualmente,  47 mil gaúchos estão nos abrigos e cerca de 500 mil estão desalojados. Mais de 77 mil pessoas tiveram que ser resgatadas pelas forças de segurança pública e voluntários, neste que já é tido como um dos maiores desastres ambientais do país.

Abril verde internaCâmara de Curitiba apoiou campanha sobre adrenoleucodistrofia

O Palácio Rio Branco iluminou-se de verde nos dias 5 a 7 de maio em alusão ao Dia da Conscientização da Adrenoleucodistrofia, uma doença genética rara que afeta principalmente os homens. No Paraná, esta data é celebrada em 7 de maio. A iniciativa de iluminar o prédio histórico da Câmara de Curitiba partiu da vereadora Amália Tortato (Novo).

A adrenoleucodistrofia (ALD) é uma doença genética rara que afeta a bainha de mielina, podendo apresentar diferentes formas de acordo com a idade de início e a gravidade dos sintomas. Os sinais e sintomas podem variar, podendo surgir na infância ou na vida adulta, com a progressão da doença e os órgãos afetados também variando entre os pacientes. A ALD pode causar demência, perda de visão e audição, problemas de movimento e insuficiência adrenal.

Dia Internacional da Talassemia é lembrado em Curitiba

O Dia Internacional da Talassemia, celebrado em 8 de maio, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em colaboração com a Associação de Talassemia (TIF). A iniciativa de iluminar a sede da Câmara de Curitiba com a cor vermelha, nesse mesmo dia, partiu da parlamentar Amália Tortato (Novo), em conjunto com a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta).

A Talassemia é um distúrbio genético que afeta a produção de hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Isso resulta em uma diminuição na quantidade de glóbulos vermelhos saudáveis, causando anemia crônica. Os sintomas podem variar de leves a graves, e o tratamento frequentemente envolve transfusões de sangue, medicação e, em casos graves, transplante de medula óssea.

Com iluminação especial, CMC apoia conscientização sobre fibromialgia

A pedido da vereadora Professora Josete (PT), o Palácio do Rio Branco foi iluminado de roxo nos dias 12 e 13 de maio, em apoio ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. A data passou a ser celebrada em novembro de 2021, quando uma lei federal estipulou a data de 12 de maio para a realização de atividades de conscientização sobre a condição de saúde.

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor crônica generalizada e sensibilidade aumentada em várias partes do corpo. Além da dor, os sintomas também podem incluir fadiga, distúrbios do sono, dificuldades cognitivas e emocionais. É uma condição complexa e muitas vezes debilitante, cuja causa exata ainda não é totalmente compreendida.

Campanha contra o abuso e exploração infantil  tem apoio da CMC

Nos dias 17 e 18 de maio, a Câmara de Curitiba foi iluminada com a cor laranja em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa partiu da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) para conscientizar sobre a proteção dos jovens contra esse grave problema social.

“A data é de extrema importância para conscientizar sobre esse grave problema e ressaltar a necessidade de proteger os jovens contra qualquer forma de abuso ou exploração sexual. É um momento crucial para destacar a importância da prevenção, da educação e do apoio às vítimas, além de mobilizar a sociedade para denunciar e combater essas práticas”, registrou a parlamentar em plenário.

Dignidade menstrual: CMC teve iluminação especial no 28 de maio

A pedido da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), o Palácio do Rio Branco foi iluminado de vermelho em apoio ao Dia Internacional da Dignidade Menstrual, comemorado em 28 de maio. A data serve para promover a conscientização sobre os desafios enfrentados por meninas e mulheres que menstruam em todo o mundo.

O objetivo da campanha apoiada pela CMC é eliminar o estigma e a vergonha associados à menstruação, garantindo acesso a produtos menstruais, educação menstrual e cuidados de saúde adequados. A data representa uma oportunidade para defender a dignidade, os direitos e o bem-estar das mulheres em todas as fases de suas vidas.

Reconhecimento ao Dia do Defensor Público

Em comemoração ao Dia do Defensor Público, a presidência da Câmara de Curitiba adotou a cor verde em sua sede no dia 19 de maio. A Defensoria Pública atua na promoção do acesso à justiça para aqueles que não podem pagar por serviços jurídicos. Eles representam pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, garantindo que tenham acesso à justiça e recebam assistência adequada.

Dia Mundial sobre a Doença Celíaca é lembrado na CMC

Após pedido do vereador Bruno Pessuti (Pode), a Câmara de Curitiba foi iluminada de verde em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, celebrado no dia 16 de maio. Na capital do Paraná, a lei municipal 15.648/2020 instituiu a Semana de Conscientização da Doença Celíaca, a ser comemorada simultaneamente à data internacionalmente reconhecida.

Câmara de Curitiba homenageia independência do Paraguai

A pedido do Consulado do Paraguai, a sede da Câmara de Curitiba foi iluminada com as cores vermelha, branca e azul, representando a bandeira do país vizinho, em celebração ao 213º aniversário da Independência da República do Paraguai, nos dias 14 e 15 de maio, em alusão à independência da Espanha, em 1811.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Maria Elvira Monteiro, especial para a CMC.

Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.

Revisão: Alex Gruba.