Câmara Municipal presta 26 homenagens a profissionais e entidades da capital
Nesta quarta-feira, a CMC concedeu Votos de Congratulações e aplausos a 26 pessoas, entidades públicas e empresas. A iniciativa foi do vereador Leonidas Dias. (Fotos: Carlos Costa/CMC)
Por iniciativa do vereador Leonidas Dias (Pode), foram concedidos Votos de Congratulações e Aplausos a 26 entidades, empresas e pessoas. Leonidas presidiu a sessão e a mesa, além dele, foi composta por: Guilherme Luiz Dias, delegado-chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Polícia Civil); Eder Bublitz, presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR); Neco Prado, secretário-executivo da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec); Luciana de Novaes, delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada; inspetor Nelson Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Curitiba.
O evento teve a participação da fanfarra do Colégio Cívico-Militar Getúlio Vargas.
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube
Gratidão, amizade, repeito e profissionalismo
Leonidas Dias, vereador proponente da solenidade, agradeceu a presença de todos e cumprimentou todos os homenageados. “Como é bom ver esse palácio lotado em uma noite de reencontros de amigos e amigas”, disse o vereador, que mencionou possuir formação em Jornalismo e pós-graduação em Gestão Pública e Marketing. “Atualmente”, lembrou ele, “sou o vereador mais jovem desta legislatura e atuo como quarto-secretário da Mesa Executiva, integrante da Comissão de Meio Ambiente e da Comissão de Assuntos Metropolitanos”.
Dias lembrou ter sido o autor do projeto que prevê a limpeza dos terrenos baldios e do projeto que criou o Programa de Valorização da Vida, cuja finalidade é levar às escolas projetos pedagógicos de prevenção à depressão, à automutilação e ao suicídio.
Para ele, a solenidade representa um ato de reconhecimento ao papel fundamental que cada um dos homenageados exerce. “Temos aqui representantes de diversas áreas. É necessário que o vereador viva o dia a dia da cidade, pois somente assim pode cruzar com histórias de sucesso e superação”, afirmou.
No entendimento de Leonidas, esses votos de congratulações e aplausos, que foram aprovados de forma unânime, evidenciam as palavras gratidão, amizade, repeito, gratidão e profissionalismo.
Pensar políticas para Curitiba envolve pensar também na Região Metropolitana
Neco Prado, secretário-executivo da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), disse ser uma honra estar na CMC. “Amanhã, iniciamos um evento no Parque Barigui em parceria com a Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos, sendo que nosso presidente será um dos palestrantes. Será um debate sobre a Região Metropolitana de Curitiba e a importância do Ceasa. A ideia é buscar a crianção de um cinturão verde”, disse Neco.
Para Neco, que já foi prefeito da cidade de Quitandinha, políticas públicas para Curitiba pressupõem pensar também na Região Metropolitana de Curitiba (RMC): “Se Curitiba é considerada a capital mais inteligente do mundo, as pessoas que constroem a cidade devem ser louvadas. Saúdo a todos vocês, em especial o Leonidas, pelo seu empenho e dedicação como vereador”.
Parceria entre Defesa Civil, GM e Secretaria de Educação evita tragédias
O inspetor Nelson Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Curitiba, exaltou o projeto que reúne a Defesa Civil, a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Educação. “Trata-se de um programa que nasceu em 2005, quando a secretaria de educação nos procurou visando o aumento da segurança das crianças, no que diz respeito aos desastres naturais”, esclareceu.
O inspetor mencionou que, a partir dessa parceria, protocolos foram adotados nas escolas municipais, como a capacitação de professores, colaboradores e estudantes. Dois desses protocolos citados por Nelson foram o protocolo de abandono em caso de incêndio e o protocolo de permanência contra invasões. “Desde 2005, nenhuma professora ou aluno foram vítimas de desastres naturais ou ataques e, a partir do final do ano passado, estendemos o programa a 13 escolas particulares”, afirmou.
Banco de Alimentos evita o desperdício de 500 toneladas de alimentos por mês
Eder Bublitz, presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR), agradeceu à Defesa Civil pelo trabalho. “São heróis que a sociedade não conhece. Parabéns aos homenageados, pois vocês fazem a diferença na vida das pessoas”, declarou. Ele destacou o fato de que uma uma das homenageadas é Jaqueline dos Reis Macedo, coordenadora do Banco de Alimentos, que evita o desperdício de mais de 500 toneladas de alimentos por mês, quantidade que pode atender mais de 80 mil pessoas.
Reconhecimento a pessoas que fazem trabalhos silenciosos
A delegada Luciana de Novaes, chefe da Divisão de Polícia Especializada, agradeceu e parabenizou os homenageados. “Questões como a do desperdício de alimentos, da defesa dos animais e da integração da Região Metropolitana de Curitiba são fundamentais”, afirmou.
Para Luciana, a homenagem também é um momento de reflexão sobre como essas atividades estão relacionadas à sustentabilidade. “A homenagem nos faz pensar o quanto essas pessoas que fazem trabalhos silenciosos merecem reconhecimento. É o caso do delegado Guilherme, que faz um serviço que antes não acontecia: investigação de maus tratos aos animais e à flora. Ele e sua equipe trabalham com afinco”, elogiou.
Guilherme Luiz Dias, delegado-chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil, iniciou sua fala declarando ser uma grande alegria participar desta noite especial. “Leonidas Dias é um amigo que conheço desde criança e posso testemunhar seu profissionalismo e sua dedicação como vereador”, afirmou o delegado, que também exaltou os esforços de sua equipe na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. “São guerreiros incansáveis e tenho a certeza que todos os homenageados também são”, finalizou Guilherme.
Veja fotos do evento no Flickr da CMC
Homenageados
Alessandra Paola Ferreira
América Osternack Futebol Clube
Bar do Luis – Mercearia das Famílias
Bar do Mauro
Bovino Nobre
CMEI Vila Diana
CPP – Programa Conhecer para Prevenir
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
Fanfarra CCM Getúlio Vargas
Farmácia Costa
Farmácia Santa Gema
Frutaria Lima Limão
Gava Gestão Empresarial
Instituto Rottas
Isabelly Sophie (Bellynha Skate)
J Godoi Imóveis
Jaqueline dos Reis Macedo
Jovino Vieira Guimarães
Leandro Perussolo
Mari Festas e Eventos
MKCO Eventos
Office Prime Contabilidade
Pastor Ercy Antônio Boita
Rafael Luis dos Santos Martin
SP Festas e Eventos
Vavá Dog
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba