Câmara de Curitiba pedia criação do TRF6 desde 2000

por Assessoria Comunicação publicado 05/04/2013 15h25, última modificação 14/09/2021 09h47
Os vereadores de Curitiba pedem mais presença da Justiça Federal no Paraná desde 2000, mais de doze anos atrás, data do requerimento mais antigo no Sistema de Proposições Legislativas (SPL) pedindo a criação de um Tribunal Regional Federal no Estado. O SPL é a “memória virtual” do Legislativo da capital, pois armazena todas as decisões tomadas pelos vereadores (projetos de lei, requerimentos a outros poderes e órgãos públicos, moção de apoio, desagravos, etc.).

Em 12 de setembro de 2000, foi protocolada uma moção de apoio, de autoria de diversos vereadores, à criação do TRF no Paraná, “visando a descentralização para melhoria do atendimento à população e agilização do judiciário”. Na ocasião, cópia do documento foi encaminhada ao então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; ao Senado Federal, ao Ministério da Justiça, à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR) e ao Jornal Gazeta do Povo.

Essa vontade foi atendida na última terça-feira (2), quando os deputados federais aprovaram o fracionamento da 3ª e da 4ª Região da Justiça Federal, criando um novo Tribunal Regional Federal, com sede em Curitiba (TRF6). A recém-criada 6ª Região abrangerá o Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. "A criação do TRF 6 é resultado de uma luta de quase 15 anos. É, sem dúvidas, uma vitória suprapartidária, uma vitória paranista. É a afirmação e o reconhecimento da importância do Paraná na estrutura federativa. Sinto-me honrado em presidir a Câmara Municipal, que, desde o início participou deste processo", declarou o presidente do Legislativo, vereador Paulo Salamuni (PV).

Comemoração

Salamuni esteve presente, representando a Casa, em comemoração realizada na manhã desta quinta-feira (4) na OAB-PR. “Este ato é uma forma de homenagear e agradecer, em nome da advocacia, todas as instituições e pessoas envolvidas durante essas duas décadas de lutas pela criação do Tribunal Regional Federal no Paraná”, afirmou Juliano Breda, presidente da OAB-PR durante a solenidade. O evento reuniu diversas autoridades, como o prefeito Gustavo Fruet, o diretor da Justiça Federal no Paraná, Friedmann Wendpap, além de políticos, deputados federais, secretários de Estado e lideranças da entidade.