Câmara de Curitiba participou de fórum da Unicef em Nova Iorque
A convite da Organização Autism Speaks e do Instituto Ico Project, o vereador Pier Petruzziello (PTB), representou a Câmara e a cidade no evento “O Bilhão Faltante na Cobertura Universal da Saúde: crianças e indivíduos com atrasos de desenvolvimento e deficiências”, organizado pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Realizada no dia 24 de setembro na cidade de Nova Iorque, em paralelo à Conferência Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), a atividade discutiu boas práticas para o atendimento de crianças e indivíduos com atrasos de desenvolvimento e deficiências.
Presidente da Comissão de Acessibilidade e líder do Executivo na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Petruzziello foi escolhido para compor a delegação brasileira no evento pelo seu papel na implantação do Programa Internacional de Capacitação de Familiares e/ou Cuidadores de Crianças com Autismo (CST), lançado na cidade de Curitiba em março de 2018. O “Bilhão Faltante” de que fala a Unicef é uma referência a relatório da entidade, que projeta um bilhão de crianças e indivíduos sendo vitimadas por problemas evitáveis até 2030.
“O programa [implantado em Curitiba] é vanguardista no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades para crianças com autismo, pois contribui com a capacitação das famílias, permitindo que as intervenções terapêuticas ocorram além do espaço dos consultórios. Como o processo de capacitação dos familiares ocorre em um esquema de pirâmide, estima-se que em até 5 anos, todas as famílias com casos de autismo em crianças entre 3 e 9 anos, já terão sido atendidas”, explica Petruzziello, declarando que a iniciativa é uma parceria da cidade com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“A CMC está num patamar diferente das demais câmaras do Brasil”, afirmou o vereador, em plenário, nesta quarta (2), ao prestar contas da sua viagem. Lá, no evento da Unicef, esteve ao lado da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Depois da atividade, com recursos próprios, Petruzziello viajou para Atlanta, onde visitou, na quinta (25), o Marcus Autism Center – uma organização sem fins lucrativos que trata mais de 5.500 crianças com autismo por ano. “O Centro é dirigido pelo doutor Ami Klin, psicólogo e pesquisador curitibano que mora há 30 anos nos EUA”.
Durante a sessão, o vereador exibiu fotos e explicou as atividades desenvolvidas e a possibilidade de parcerias das entidades com a cidade de Curitiba. Confira o vídeo da sessão aqui (a partir de 2:03:25).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba