Câmara de Curitiba marca presença no Smart City Curitiba Expo
Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do congresso mundial de cidades inteligentes Smart City Expo World Congress. (Fotos: Carlos Costa/CMC)
Com o tema Reinventando Cidades para Todos, teve início, na manhã desta quarta-feira (20), a 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, evento global que reúne gestores públicos, empresas, universidades e sociedade civil para apresentar soluções inovadoras e debater experiências em tecnologia e sustentabilidade. A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) marcou presença na abertura do congresso, que acontece até sexta-feira (22), no Centro de Eventos do Positivo, no Parque Barigui.
“Estamos aqui reunindo o que há de melhor, mais avançado, mais moderno em relação à tecnologia, que pode ser emprestado para as cidades”, afirmou o presidente da CMC Marcelo Fachinello (Pode). Para ele, “não adianta a cidade dizer que é inteligente, que é moderna, se isso não tem impacto, não faz diferença na vida das pessoas. Então, este é o primeiro ponto, as tecnologias utilizadas para que as pessoas possam ter um dia a dia melhor”, pontuou.
O segundo ponto, continuou, “[é] participar dos prêmios, dos concursos, como esse que nós ganhamos em Barcelona [Cidade Mais Inteligente do Mundo], para mostrar para o mundo o que a cidade de Curitiba está fazendo. Por fim, isso aqui poder trazer pra cá o mundo todo, voltar as atenções para a cidade de Curitiba”, concluiu.
A novidade desta edição é o Smart City Curitiba Brazilian Awards, prêmio que reconhece municípios que investem em projetos sustentáveis e inovadores. Serão 15 prêmios distribuídos nas categorias Cidade Inteligente, Cidade Sustentável, Equidade Social, Mobilidade Urbana, e Transformação e Inovação Digital, com três finalistas em cada. Curitiba, que nomeia o prêmio e foi eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo no ano passado, não concorre.
Organizado pelo hub brasileiro de negócios iCities, o evento é a versão brasileira do Smart City Expo World Congress, um congresso mundial de cidades inteligentes que acontece na cidade de Barcelona, na Espanha. O congresso é realizado em parceria com a Fira Barcelona e tem apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), e do Vale do Pinhão.
Abertura do evento
Participaram da mesa de abertura o prefeito Rafael Greca, o governador do Estado do Paraná Ratinho Junior, o CEO da Fira Barcelona International, Ricardo Zapatero; e o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Romeiro. Roberto Marcelino, sócio fundador do iCities, fez a abertura, seguido de Ricardo Zapatero. “Tudo isso fazemos para melhorar a vida das pessoas, para que através da tecnologia a vida das pessoas seja muito melhor”, disse Zapatero.
O prefeito Rafael Greca discorreu sobre as tecnologias e iniciativas que fazem de Curitiba uma cidade inteligente, em especial o Fala Curitiba, projeto responsável por trazer o prêmio Government Excellence Awards (Prêmio Excelência em Governo), na categoria Engajamento Cívico e Empoderamento da Comunidade. O prêmio, promovido pelos Emirados Árabes Unidos, foi entregue durante a abertura pelo embaixador do Brasil no país, Sidney Romeiro.
O prefeito anunciou, ainda, a criação da Secretaria de Inteligência Artificial, que “investirá de maneira substancial para a cidade se tornar cada vez mais governável, mais acessível, mais inteligente”. Além disso, falou sobre o lançamento do Innovate Curitiba, “uma plataforma canadense que nós assinamos com o governo do [país do] hemisfério norte. A ideia é que as práticas de Curitiba sejam propagadas pelo mundo”, declarou.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba