Câmara de Curitiba marca presença na Ação Global

por Assessoria Comunicação publicado 01/06/2009 13h00, última modificação 24/06/2021 08h29
Mesmo com o frio de sábado (30), milhares de pessoas tiveram a oportunidade de, gratuitamente, obter documentos, receber orientações e avaliações de saúde, conhecer serviços, desbloquear aparelhos de celular, participar de oficinas, e até casar. Também conheceram as atividades da Sanepar, Exército, Corpo de Bombeiros, Detran, polícias Militar e Rodoviária, secretarias municipais, sindicatos e, entre outros, da Câmara Municipal de Curitiba. Tudo estava disponível no Sesi Boqueirão, durante a tradicional Ação Global, este ano em sua 16ª edição.
A Câmara de Curitiba montou estande no ginásio do Clube do Trabalhador, como o local é conhecido, e recebeu a comunidade interessada em saber um pouco mais sobre as atividades legislativas. Participantes do evento puderam acompanhar parte do trabalho dos vereadores por meio do site institucional, de material impresso e das explicações. A possibilidade de assistir ao vivo às sessões plenárias era algo quase desconhecido por quem passou por ali. Mais esta alternativa para conhecer o trabalho de cada um dos 38 vereadores, fazer contato ou, ainda, solicitações de melhorias para seus bairros e ruas foi apresentada à população que visitou a Ação Global.
Criado em 1995, o evento acontece simultaneamente em todo o Brasil e visa o acesso a bens e serviços básicos à população mais carente. Em Curitiba, foram 1.380 voluntários, 104 parceiros e cerca de 20 mil atendimentos. O maior atrativo da Ação Global é o casamento comunitário que, neste ano, em Curitiba, chegou 106 matrimônios. Cada casal ainda ganhou um final de semana na colônia de férias dos Funcionários da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Guaratuba. O casal Yuri e Inês Lima representou todos os noivos do evento e, na cerimônia de casamento, brindou e cortou o bolo, além de ganhar um par de alianças.
Um dos objetivos do evento, ao firmar parcerias com instituições públicas e privadas, é que todo e qualquer cidadão possua documentação básica, possibilitando acesso a uma série de benefícios concedidos pela administração pública, como atendimento gratuito de saúde e acesso à rede de ensino público.
O ex-vereador Angelo Batista, atual superintendente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, representou o prefeito Beto Richa na abertura do evento. Também estavam presentes o vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi, e o deputado federal Rodrigo Santos da Rocha Loures.