Câmara de Curitiba lança Programa Use o Bom Senso
Programa Use o Bom Senso é fruto da parceria entre a Câmara de Curitiba e a Sanepar. (Foto: Fernanda Verhagen/CMC)
“A eficiência administrativa sempre foi uma das prioridades desta gestão. Somos uma instituição que pensa estrategicamente, tanto no presente quanto nos próximos anos que vem pela frente”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Pode), durante o lançamento do Programa Use o Bom Senso, realizado nesta quarta-feira (12). Hoje, foi divulgada, em plenário, a Cartilha de Boas Práticas para Melhorias no Ambiente de Trabalho, Qualidade de Vida e Responsabilidade Social.
Criado pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) nos anos 2000, o Programa Use o Bom Senso é fruto da parceria, firmada em junho deste ano, entre a CMC e a companhia, com o objetivo de mapear, padronizar e aperfeiçoar os processos internos do Legislativo. Para efetivar o programa na Câmara, um comitê trabalhou, nos últimos meses, para realizar o diagnóstico da instituição e criar um plano de ação, usando os pilares do programa da Sanepar, que são os sensos de utilização, ordenação, limpeza, saúde e bem-estar, redução, reciclagem, responsabilidade social e comprometimento.
>>> Consulte a Cartilha de Boas Práticas para Melhorias no Ambiente de Trabalho, Qualidade de Vida e Responsabilidade Social.
Câmara de Curitiba é a primeira a implantar Programa Bom Senso, diz Sanepar
Nelci Harumi Mori, representante da Sanepar, comentou que o Programa Bom Senso busca, a partir dos princípios da sustentabilidade e administração, que servem de base para os sensos norteadores, trazer melhorias para dentro do ambiente de trabalho da CMC.“A metodologia com base nesses sensos, que tem todos os instrumentos adaptados com a realidade da Câmara, vem para contribuir com todas as práticas básicas de gestão”, relatou a coordenadora da parceria. O Legislativo da capital do Paraná é o primeiro órgão público a implementar o programa de gestão da companhia de saneamento.
Após a fala de Nelci Mori, os vereadores presentes na sessão plenária receberam uma caneca com a identidade visual da campanha, incluindo o mascote oficial, o Mago, que mostra que “não é preciso mágica para fazer a diferença”, como ressaltou Fachinello. A distribuição das canecas conversa com o senso de redução do consumo no ambiente de trabalho, trabalhado desde o nível 1 do Programa Use o Bom Senso, para que o reuso substitua o gasto com copos de plásticos descartáveis.
Próximas Etapas do Programa Use o Bom Senso na CMC
Os próximos passos para a evolução do Programa Use o Bom Senso dentro da Câmara Municipal já foram divulgados. As adesões à campanha podem ser realizadas pelos setores do administrativo da instituição na Escola do Legislativo de hoje, dia 13 de novembro de 2024, até o dia 5 de fevereiro de 2025. Em seguida, a Escola promoverá uma capacitação especial para as pessoas interessadas em participar do projeto.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba