Câmara de Curitiba lança identidade visual inspirada em prédio histórico

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/07/2024 16h15, última modificação 08/07/2024 16h32
Inspirada no Palácio Rio Branco, a Câmara de Curitiba começa a substituir, a partir de hoje, o antigo brasão pela nova identidade visual do Legislativo.
Câmara de Curitiba lança identidade visual inspirada em prédio histórico

Outros Poderes Legislativos usam prédios icônicos como identidade visual. (Foto: Arquivo/CMC)

A fachada estilizada do Palácio Rio Branco é a nova identidade visual da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A partir desta segunda-feira (8), a nova marca do Legislativo começa a ser usada no portal da CMC na internet e, progressivamente, substituirá o antigo brasão nos documentos oficiais, na sinalização e nos painéis informativos. A nova identidade foi desenvolvida pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) da CMC.

A escolha do Palácio Rio Branco para simbolizar a Câmara de Curitiba foi natural, em razão da ligação do Legislativo com esse prédio histórico. Inaugurado em 1895, ele é a sede da CMC desde 1963. Nesses 60 anos, o Palácio Rio Branco se tornou sinônimo da Câmara de Vereadores”, afirma a diretora da DCS, Patricia Tressoldi, sobre a renovação da identidade visual da CMC.

“A decisão foi inspirada em outros órgãos públicos, como a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa do Paraná e as câmaras municipais do Rio de Janeiro e de Manaus, que também têm suas identidades visuais associadas aos seus prédios históricos, em razão de serem construções icônicas, facilmente reconhecidas pela população”, explica a jornalista Michelle Stival, da DCS.

Três razões para a Câmara de Curitiba adotar uma nova identidade visual

Três situações identificadas pela DCS motivaram a criação de uma nova identidade visual para a Câmara de Vereadores. Primeiro, a Prefeitura de Curitiba utiliza o brasão oficial da cidade na sua comunicação social, motivo pelo qual era comum que os conteúdos do Executivo e do Legislativo fossem confundidos pela população, em especial nas redes sociais.

A segunda razão é a difícil aplicação gráfica do brasão oficial de Curitiba, cujo padrão de múltiplas cores (verde, vermelho, amarelo, roxo, branco e preto) e linhas finas restringe a potencialidade da criação de peças de comunicação. Por consequência disso, a CMC tinha uma identidade visual secundária, usada somente nas redes sociais, com a sigla, gerando mais ruído no contato com a população.

“Utilizando nossa própria equipe, desenvolvemos uma identidade visual que é mais moderna, que é diferente da utilizada pela Prefeitura de Curitiba, cuja aplicação gráfica é fácil e cria amplas possibilidades de uso, especialmente nas redes sociais”, comemora Patricia Tressoldi. Classificado como design de alto contraste, a nova marca permite a aplicação em diversos materiais e cores.

Para a diretora de Comunicação Social, o novo design melhora a compreensão de qual conteúdo está vinculado diretamente à Câmara de Curitiba, por ser mais legível, além de ser bastante acessível, já que o alto contraste é a técnica mais amigável a pessoas com baixa visão ou daltonismo.

Restrições eleitorais